Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83380
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dc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
dc.contributor.advisorZeferino, João António Duarte-
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Pedro Neiva Faria-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:24:24Z-
dc.date.available2018-12-22T19:24:24Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83380-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNos dias de hoje, cada vez mais se observa que os volumes de tráfego rodoviário têm vindo a aumentar de uma forma bastante significativa, tendo esse fator um impacto negativo nas redes rodoviárias de cada país. Dado que as redes mais congestionadas são as redes urbanas, essas são aquelas a que mais estudos estão sujeitas. Sendo assim, através de simulações do comportamento dos condutores, existem diferentes métodos que abordam esta problemática, permitindo encontrar melhores percursos e definir soluções que melhorem o desempenho de uma rede rodoviária.Os métodos de atribuição de tráfego estão relacionados com o modelo clássico de transportes, visto que o processo de planeamento de transportes utiliza habitualmente uma abordagem baseada em quatro modelos (quatro passos) que são acionados de forma sequencial. Neste contexto, o modelo de atribuição (quarto passo) tem o objetivo de determinar a forma como as viagens entre as várias zonas de origem e as várias zonas de destino são atribuídas à rede rodoviária, ou seja, qual o volume de tráfego em cada eixo. Em geral, assume-se o princípio da atribuição de equilíbrio, de acordo com o qual nenhum condutor pode melhorar o seu tempo ou custo de viagem alterando o seu percurso.Este documento analisa os problemas da escolha de percursos e os métodos de atribuição de tráfego mais conhecidos, incluindo os métodos estocásticos que têm em consideração as diferentes perceções dos condutores apesar destes nem sempre escolherem o melhor percurso. Foi usado um modelo da rede rodoviária de Coimbra para exemplificar a aplicação dos métodos de atribuição de tráfego e assim comparar os resultados fornecidos. Os métodos utilizados foram o método do tudo ou nada, o método iterativo e o método de equilíbrio estocástico. Os resultados apresentados foram obtidos através do software Transplan+.por
dc.description.abstractNowadays, it is observed that the volume of road traffic is increasing in a very significant way, with this reality having a negative impact on the road networks of every country. Since the most congested networks are urban networks, these are the ones more widely studied. Through simulations of driver behavior, there are different methods to address road congestion, allowing to define solutions that improve the performance of a road network.The methods of traffic assignment are related to the classic transport model, since the transport planning process usually uses an approach based on four models (four steps) that are triggered sequentially. In this context, the allocation model (step 4) aims to determine how trips between the various zones of origin and destination of traffic are allocated to the road network, i.e., to determine the traffic volume on each one of its segments. In general, the equilibrium principle is assumed to hold, according to which no driver can improve his time or cost of travel by changing his/her travel route.This paper reviews route choice issues and the best-known traffic assignment methods, including stochastic methods that take into account the different perceptions of drivers regarding the best route alternatives. A model of the road network of Coimbra used to exemplify the application of traffic assignment methods and compare the results they provide. Specifically, the methods used are: the all-or-nothing method; the iterative method; and the stochastic user equilibrium method. The results were obtained through the Transplan+ transport modeling software.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEscolha de Percursospor
dc.subjectAtribuição de Tráfegopor
dc.subjectMétodo de Equilíbrio Estocásticopor
dc.subjectSimulação de Transportespor
dc.subjectRoute Choiceeng
dc.subjectTraffic Assignmenteng
dc.subjectStochastic User Equilibriumeng
dc.subjectTransport Modelingeng
dc.titleEscolha de Percursos e Atribuição de Tráfego: Métodos e Aplicações a Coimbrapor
dc.title.alternativeRoute Choice and Traffic Assignment: Methods and Applications to Coimbraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleEscolha de Percursos e Atribuição de Tráfego: Métodos e Aplicações a Coimbrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202124240-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, Luís Pedro Neiva Faria::0000-0002-6699-5050-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriSimões, Nuno Eduardo da Cruz-
uc.degree.elementojuriFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.degree.elementojuriZeferino, João António Duarte-
uc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
uc.contributor.advisorZeferino, João António Duarte::0000-0002-9482-8540-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.researchunitMARE - Marine and Environmental Sciences Centre-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8265-9225-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9482-8540-
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