Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83370
Title: Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
Other Titles: Light scratches. Two narrators hunting an author.
Authors: Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita 
Orientador: Quintais, Luís Fernando Gomes da Silva
Keywords: memória; imagem; técnica; transferência; sagrado; memory; image; technique; transfer; sacred
Issue Date: 29-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor.
Place of publication or event: Departamento de Ciências da Vida
Abstract: [M] 18 de Março de 2015. Estava tudo latente, como no negativo fotográfico.....Agora é o processo de revelação.....O que são videografias? Essa foi a primeira proposição deste trabalho. As videografias pensavam ser o futuro mas não o foram. Contudo, não deixaram de ser a transformação do real numa porta para outros mundos, não existentes mas visíveis; a visibilidade do inconsciente. O desenho, a pureza; a fotografia, a mentira; o vídeo, a ponte. A luz do ecrã de televisão por onde passaram as fotografias que mais tarde foram videografias está lá mas não a podemos sentir. Mas será que foram elas que verdadeiramente se descobriram e desenrolaram aqui? Neste diálogo entre dois narradores e um autor, jogaram-se múltiplos papéis e dele brotaram outras transferências para além das das videografias - as de uma longa narrativa por detrás da máscara de diário. Para além do autor, onde se encontram os seus narradores?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
[M] 18th March 2015. Everything was latent, like the photographic negative.....Now is the revelation process.....What are videographies? That was the very first proposition of this work. Videographies thought to be the future but they weren’t. However, they didn’t stop being the transformation of the real, a door to other worlds, non-existing but visible; the visibility of the unconscious. Drawing, the purity; photography, the lie; video, the bridge. The television’s screen light from where the photographies passed which later became videographies is there but we can’t feel it. But were they the ones who truly were discovered and unfolded here? In this dialogue between two narrators and an author, multiple roles were played and from it, other transfers beyond the videographies sprouted - those of a long narrative under the mask of a diary. Beyond the author, where are its narrators?......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Description: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/83370
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado Ana Luisa Saraiva Lanita Marques.pdf4.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

401
checked on Jul 2, 2020

Download(s) 50

386
checked on Jul 2, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons