Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82946
Title: Desenvolvimento de ferramentas de simulação Lean Management de apoio ao ensino
Other Titles: Simulations tools for Lean Management teaching in higher education
Authors: Castro, João Francisco Dias e 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Lean Thinking; Lean Management; Jogos Didáticos; Takt Time; Kanban; Lean Thinking; Lean Management; Educational Games; Takt Time; Kanban
Issue Date: 27-Feb-2017
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento de ferramentas de simulação Lean Management de apoio ao ensino
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Lean Thinking está, progressivamente, a ser um dos modos mais importantes de pensar em ambiente industrial. A possibilidade de produzir mais usando menos recursos materiais e financeiros, são objetivos gerais para qualquer organização. Auxiliando essa filosofia, existem ferramentas de gestão Lean que suportam os diferentes projetos das empresas. O ensino universitário, que forma os trabalhadores do futuro, tem um papel crucial na aprendizagem destas ferramentas.O objetivo desta dissertação é a criação de simuladores/jogos didáticos de apoio ao ensino que, ao lado de materiais teóricos, complementam a aprendizagem destas técnicas. Esses simuladores, desenvolvidos e aplicados em sala de aula, vão motivar e incitar os alunos na resolução dos mesmos e suscitar o seu espírito crítico na resposta a problemas que possam surgir ao longo da atividade que, por vezes, são semelhantes aos dos ambientes industriais. Consequentemente, é possível tornar a aprendizagem destas ferramentas Lean Thinking de uma maneira mais interativa e próxima da realidade. A formação académica aplicada em ambientes industriais vai permitir uma resposta mais eficaz na resolução de problemas e no atendimento a exigências de mercado que tende a ser cada vez mais competitivo.As soluções Lean Thinking desenvolvidas e testadas são implementadas com auxílio a tabelas, gráficos, figuras e ainda programas computacionais desenvolvidos em Microsoft Excel para conseguir uma explicação mais pormenorizada de apoio aos alunos.Foram desenvolvidos dois jogos didáticos: "Heijunka Game" e "Jogo Takt Time". Foram ainda aplicados em sala de aula três jogos didáticos: "Jogo do Puzzle 5S", "Jogo dos Legos" e "Jogo SMED".
Lean Thinking is becoming one of the most important ways of thinking in industrial environment. The ability of producing more employing less material and less financial resources is a key objective for every and each organization. Assisting this philosophy, there are tools of Lean Management which are able to support several company projects. Academic teaching leads a crucial role in these tolls’ apprenticeship.The main goal of this dissertation is the creation of didactical simulators/games for teaching support which, together with theoretical tools, complement these techniques’ education. These simulators, developed in the classroom, will motivate and prompt students to solve them and arouse their critical spirit to answer problems that may emerge during the activity, which are several times similar to those found in industrial environment. Thereafter, it will give the possibility of approximate Lean Thinking teaching to reality in a more interactive way. This academic formation, when applied on industrial environments will enable a more efficient response, not only in solving problems but also in attending market requirements, which tend to be more and more competitive.The developed and tested Lean Thinking solutions will be implemented with the aid of tables, graphs, figures and Microsoft Excel-developed computational programs in order to accomplish a more detailed explanation for student support.Two educational games were developed: "Heijunka Game" and "Takt Time Game". Three educational games were still applied in the classroom: "5S Puzzle Game", "Legos Game" and "SMED Game".
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82946
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

504
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,083
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons