Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82845
Title: O Sistema Integrado de Mobilidade MobiCascais
Other Titles: The Mobility System MobiCascais
Authors: Augusto, Paulo Nuno Rodrigues Marques 
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Keywords: Soft mobility; Autoridade de Transporte Municipal; Mobilidade sustentável; Bicicletas partilhadas; Mobilidade suave; MobiCascais; MobiCascais; Municipal Transport Authority; Sustainable mobility; Bike sharing
Issue Date: 20-Sep-2017
Serial title, monograph or event: O Sistema Integrado de Mobilidade MobiCascais
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: De uma forma muito genérica pode-se afirmar que a evolução da humanidade passou da fase da sedentarização para a fase do êxodo rural, processo ainda hoje em curso e que consiste na migração das populações do campo para a cidade. No entanto, a concentração humana em cidades e espaços urbanos, para além das inúmeras vantagens civilizacionais que proporciona, está também na origem de sérios problemas de saúde pública, segurança e qualidade de vida, tais como os provocados pela mobilidade urbana, como os congestionamentos, a poluição ambiental e a sinistralidade rodoviária.A presente dissertação aborda a evolução das cidades e dos sistemas de mobilidade ao longo da história, analisa as políticas europeias e nacionais para promoção de sistemas de mobilidade mais sustentáveis e apresenta o caso do sistema integrado de mobilidade Mobicascais que está a ser desenvolvido e implementado no Município de Cascais através da empresa municipal Cascais Próxima.A oportunidade criada pela publicação do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros e a vontade política de promover uma mobilidade mais sustentável e inclusiva estão na génese da decisão da Câmara Municipal de Cascais de avançar com o desenvolvimento e implementação do sistema Mobicascais. Este sistema integra a exploração dos parques e do estacionamento de superfície, do serviço de aluguer de bicicletas partilhadas e da operação de transportes públicos de passageiros em autocarro, com outros operadores de transportes e de serviços. Neste contexto e, em resultado da experiencia entretanto adquirida, propõe-se um conjunto de orientações para implementação de um sistema multimodal e de serviços similar que possa servir de guia, com os devidos ajustamentos, a outras autarquias.Apresentam-se também alguns indicadores representativos da atividade desenvolvida que, apesar da fase inicial de implementação, demonstram já a boa capacidade de captação de utilizadores para o sistema.
In a very generic way, it can be affirmed that the evolution of mankind went through sedentarisation to the rural exodus phase, today a still ongoing process that consists in the migration of populations from the countryside to the city. However, the human concentration in cities and urban areas, in addition to the numerous advantages of civilization that provides, is also the root of serious public health problems, security and quality of life, such as those caused by urban mobility, as the congestion, environmental pollution and road accidents.This dissertation addresses the evolution of cities and mobility systems throughout history, analyzes European and national policies for the promotion of more sustainable mobility and presents the case of the integrated system of mobility, Mobicascais, which is being developed and implemented in the municipality of Cascais through the municipal company Cascais Próxima.The opportunity created by the publication of the Legal Regime of Public Passenger Transport Service and the political will to promote a more inclusive and sustainable mobility are the genesis of the Cascais Municipal Council's decision to move forward with the development and implementation of the Mobicascais system. This system integrates the management of the parks and surface parking, bike sharing service and the passenger public transport by bus with other transport operators and services. In this context and, as a result of the experience acquired, proposes a package of guidelines for implementing a multimodal system and similar services that can serve as a guide, with appropriate adjustments, to others municipalities.There are also some representative indicators of the activity developed that, despite the initial phase of implementation, demonstrate the already good capacity to attract users to the system.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82845
Rights: embargoedAccess
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