Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82813
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJiménez, Ana Patrícia Rossi-
dc.contributor.authorSantana, Carlos Gil Arieiro-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:45:34Z-
dc.date.available2018-12-20T04:45:34Z-
dc.date.issued2018-10-15-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82813-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA constante e acentuada evolução das tecnologias que se tem vivido conduziu a uma era em que é possível encontrar dispositivos tecnológicos em todos os aspectos da vida e da sociedade actual. Estas novas tecnologias têm tido um impacto significativo na forma como mudou a maneira de viver e, no caso específico da educação, o modo de aprender e ensinar, sendo inegável a contribuição que o desenvolvimento tecnológico tem para o avanço das técnicas e para a qualidade do ensino.Neste relatório dou conhecimento das minhas experiências didáticas enquanto professor estagiário, nas quais apliquei as tecnologias móveis ao ensino de Inglês e de Espanhol. As aulas que apresentarei destinaram-se a motivar os alunos e a contribuir para a sua aprendizagem de forma inovadora, despertando o seu interesse nas novas tecnologias e desenvolvendo a competência oral e a competência escrita.O relatório encontra-se dividido em três partes, cada uma subdividida em vários pontos, estando elaborado e estruturado de modo a expor os diferentes aspectos do meu estágio, apresentando também a teoria adjacente à temática explorada nas minhas experiências de didatização. O primeiro capítulo foca o contexto socioeducativo proporcionado pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada (AEM), local do meu estágio, apresentando dados sobre a região da Mealhada e sobre a sua população. O segundo capítulo reflete sobre o meu percurso enquanto professor estagiário, as minhas experiências prévias relevantes para a prática do ensino, as expectativas e desafios que se me apresentaram. O capítulo final incide sobre a componente monográfica do relatório, que aborda as novas tecnologias, os dispositivos móveis e os seus papéis na sociedade e no ensino. O relatório termina com uma reflexão crítica sobre o estágio e sobre os resultados da implementação do meu tema nas aulas que leccionei.por
dc.description.abstractThe constant and pronounced evolution of technology that has been lived, led to an era in which technological devices can be found in all aspects of life and society. These new technologies have had a huge impact on the way of living and, in the specific case of this report, changed the way of working and learning / teaching, and the contribution of technological development to the advancement in the quality of teaching is undeniable.In this report, I discuss my experiences as a trainee teacher, in which I have implemented different teaching methods based on mobile technologies, such as smart phones, Iphones, Ipads and Tablets. These classes, ranging from 7th grade to 9th and 10th grade students, were designed to motivate students to learn English and Spanish as well as to contribute to their learning in an innovative way, while at the same time increasing their interest in the use of mobile technologies in the development of their oral and written skills. The report is divided into three parts, each subdivided into several points, being elaborated and structured in order to expose the different aspects of my teacher training programme. The first chapter focuses on the socio-educational context within which the school of Mealhada is integrated, with data on the Mealhada region and its population. The second chapter surveys my expectations and the challenges I faced during my experience as a teacher trainee. The final chapter focuses on the didactic theme of my report, on mobile technologies in English and Spanish language teaching, with a focus on their roles in society and education. The report ends with a short conclusion discussing the overall results of the use of mobile technology in my lessons.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspor
dc.subjectNovas Tecnologiaspor
dc.subjectTecnologia Móvelpor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectEspanholpor
dc.subjectForeign language teachingeng
dc.subjectNew Technologieseng
dc.subjectMobile Technologyeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectSpanisheng
dc.titleO papel das novas tecnologias no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiraspor
dc.title.alternativeThe role of new technologies in teaching and learning foreign languageseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleO papel das novas tecnologias no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiraspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044270-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantana, Carlos Gil Arieiro::0000-0003-0082-5320-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.degree.elementojuriJiménez, Ana Patrícia Rossi-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorJiménez, Ana Patrícia Rossi-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
CarlosSantana_versaofinal.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

990
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,414
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons