Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82716
Título: A Atitude Face aos Automóveis Elétricos: Um Estudo entre Consumidores Portugueses
Outros títulos: Attitude Towards Electric Cars: A Study among Portuguese Consumers
Autor: Santos, Saul Miguel Pereira da Costa 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: Automóveis Elétricos; Atitude Perante a Tecnologia; Expetativas de Uso e Desempenho; Influencia Social e W.O.M.; Intenção de Compra; Electric Cars; Attitude Toward Using Technology; Performance and Use Expectancy; Word-of-Mouth and Social Influence; Purchase Intention
Data: 8-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Atitude Face aos Automóveis Elétricos: Um Estudo entre Consumidores Portugueses
Local de edição ou do evento: Coimbra, Portugal
Resumo: Os automóveis representam um papel fundamental na vida de milhares de portugueses, sendo utilizados quer em deslocações de trabalho, quer de lazer. A tendência de crescimento dos modelos com motores movidos a gasóleo mostra-nos que as alternativas baseadas em não-derivados do petróleo têm ainda um peso residual no nosso mercado. No entanto, com a constante evolução e aprimoramento tecnológico nesta indústria, é expectável que se caminhe no sentido da massificação de motores elétricos. Estes apresentam-se como alternativas ecológicas, com poucas ou nenhumas emissões de gases tóxicos, e com menor custo por quilómetro, podendo ser carregados nas nossas casas ou em postos públicos de carregamento específicos.Ao longo desta investigação pretendeu-se perceber qual é a atitude dos condutores perante esta nova tecnologia, estudando as componentes intrínsecas e extrínsecas que a podem influenciar. Para isso, estabeleceu-se a Atitude Perante a Tecnologia como sendo a variável principal, e estudaram-se os seus antecedentes – Expetativa de Desempenho, Expetativa de Esforço, Influência Social, W.O.M. Recebido, Experiência Anterior, Idealismo, Egoísmo, Eficácia Própria, Ansiedade, Condições Facilitadoras e Satisfação com a Vida – e consequente Intenção de Compra.As conclusões foram obtidas pela análise de uma amostra com 194 inquiridos, com idade superior aos 18 anos, residentes em Portugal. Recorrendo à técnica de regressão linear, estabeleceu-se a relação entre as variáveis do estudo, identificando quais as expetativas, influências e sentimentos que são colocados em ponderação no momento de adoção desta nova tecnologia: a Influência Social, a Expetativa de Desempenho, a Satisfação com a Vida, o W.O.M. Recebido e o Idealismo demonstraram forte impacto na atitude do consumidor. Além disso, foi ainda analisada a influência dos fatores sociodemográficos, permitindo identificar não só quais as componentes com maior peso na decisão, mas também prever o seu comportamento em grupos sociais. O género, por exemplo, demonstrou-se influenciador nas variáveis de Expetativa de Desempenho, Influência Social, Egoísmo e Atitude Perante a Tecnologia. Já a idade e o escalão de rendimento demonstraram influência na Satisfação com a Vida. Finalmente, o nível de escolaridade demonstrou influenciar a Expetativa de Desempenho, a Influência Social, o W.O.M. Recebido, o Idealismo e a Satisfação com a Vida. Estes resultados poderão revelar-se úteis à indústria, indicando o caminho a seguir no lançamento de novos produtos, e dando a possibilidade de os adequar ao público-alvo.
Automobiles play a fundamental role in the life of thousands of Portuguese, being used both in work and leisure. The growing trend of models with diesel engines shows us that alternatives based on non-oil derivative still have a residual weigh in our market. However, with the constant evolution and technological improvement in this industry, it is expected that the tendency course is toward the massification of electric models. These are presented as ecological alternatives, with few or no toxic gas emissions, and with lower cost per kilometre, being charged at our homes or in specific public charging points. Throughout this research, I intend to understand the driver’s attitude towards this new technology, studying the intrinsic and extrinsic components that can affect it. For this, I established Attitude Toward Using Technology as the main variable, and studied its antecedents – Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Received W.O.M., Past Experience, Idealism, Egoism, Self-Efficacy, Anxiety, Facilitating Conditions and Satisfaction with Life – and consequent Purchase Intention. The conclusions were obtained by analysing a sample with 194 inquired, aged over 18 years, and living in Portugal. Using the linear regression technique, I could establish the relationship between the variables it this study, identifying the expectations, influences and feelings that are considered when adopting this new technology: Social Influence, Performance Expectancy, Satisfaction with Life, Received W.O.M. and Idealism showed strong impact on consumer attitudes. In addition, the influence of sociodemographic factors was also analysed, allowing to identify not only the components with greater weight in the decision, but also to predict their behaviour in social groups. Gender, for example, had influence in Performance Expectancy, Social Influence, Egoism and Attitude Towards Technology. On the other hand, consumer age and income rate showed influence only in Satisfaction with Life. Finally, schooling level showed to influence Performance Expectancy, Social Influence, Received W.O.M., Idealism and Satisfaction with Life. The results may be useful to the industry, showing how new products should be presented, and giving them the ability to suit the target audience.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82716
Direitos: openAccess
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