Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82584
Title: Processos de empowerment no contexto da intervenção social: um estudo comparativo
Other Titles: Empowerment processes in the context of social intervention: a comparative study
Authors: Cavalieri, Irene Correa 
Orientador: Almeida, Helena da Silva Neves dos Santos
Keywords: empowerment; intervenção social; inovação; empreendedorismo social; população sénior; empowerment; intervention; inovation; social entrepreneurship; elderly population
Issue Date: 21-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Processos de empowerment no contexto da intervenção social: um estudo comparativo
Place of publication or event: Portugal
Abstract: A intervenção social integra conceitos e práticas multidisciplinares e participativas, e diferentes áreas contribuem para processos sociais que vislumbram o empowerment, um dos paradigmas de intervenção na sociedade contemporânea. O uso do termo empowerment tem sido recorrente nos campos da intervenção social e sua definição implica vários aportes de conhecimento, sendo, por isso, exigida a contextualização de sua definição. Neste sentido, o presente estudo pretendeu conceitualizar e contextualizar o empowerment como um processo estratégico de intervenção partindo da amostra de dois projetos de intervenção social em atividade junto à população idosa no território português. Trata-se de um estudo qualitativo orientado pelo paradigma sócio crítico, de caráter comparativo exploratório, que integra a análise desses dois projetos que se apropriam dos conceitos de empowerment nas suas propostas de intervenção. A hipótese é de que o uso de atividades manuais como os lavores domésticos, em articulação com a garantia de um espaço seguro, onde a população sénior tem acesso a um leque de oportunidades (laborais, criativas, de aprendizado e partilha, de lazer, de ocupação de tempos livres, apropriação da idade e combate ao isolamento e estigma social), colabora para sua autoconfiança, melhora a sua qualidade de vida, fortalece os laços e a participação social. Por outro lado, esta pesquisa aproxima a prática dos projetos escolhidos aos processos de empowerment, sinalizando alguns constrangimentos e potencialidades do campo. Estruturou-se o trabalho em quatro capítulos, sendo o primeiro centrado no estudo teórico; o segundo na escolha metodológica; e os dois últimos, nos resultados do estudo empírico. O estudo mostra que os processos de empowerment são complexos, interdependentes e que o percurso de aprendizagem e aprimoramento das práticas é infindável; contudo, a ação cotidiana e o tempo de execução dos projetos já apresentam resultados importantes, e prospectam condições de mudança pontuais a curto e médio prazo e uma transformação social em longo prazo.
Social intervention is comprised of multidisciplinary and participative concepts and practices, and different areas contribute to social processes focusing on the concept of empowerment, one of the paradigms of intervention in contemporary societies. The usage of the terminology empowerment is recurrent in the social intervention field and its definition implies several knowledge contributions, therefore demanding a contextualization for a more precise definition. Thus, the present study intended to conceptualize and contextualize empowerment as a strategic process of intervention departing from two case studies of social intervention regarding activities dealing with the elderly population in Portugal. The research may be characterized as a comparative-exploratory study guided by a socio-critical paradigm, integrating the analysis of two projects that make use of the concepts of empowerment in their intervention proposals. The hypothesis is that the use of manual activities, such as domestic needlework, jointly with the assurance of a safe space where the elderly have access to a range of opportunities (such as: labor, creation, learning and sharing, leisure, the use of free time, feeling comfortable with their age, combating isolation and social stigma), collaborates to the melioration of their self-confidence, bettering their quality of life, strengthening bonds and social participation. On the other hand, this investigation makes closer the practices of the chosen projects to the empowerment processes, stressing some restraints and potentialities of the field. The work is divided in four chapters, the first dedicated to the theoretical research, the second to the methodological framework, and the remaining two are focused on the results of the empirical investigation. The study demonstrates that the empowerment processes are complex, interdependent, and the path of learning and enhancement of practices is endless. However, the daily action and the time of execution of the projects present relevant results and they prospect specific conditions for change in short and medium terms, in addition to social transformation in the long term.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/82584
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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