Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82546
Título: Motivos para o Perfeccionismo e Intolerância à Frustração nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra
Outros títulos: Reasons for Perfectionism and Intolerance to Frustration in Medicine Students of University of Coimbra
Autor: Batista, Sara Neto Geada 
Orientador: Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Palavras-chave: formação médica; estudantes de medicina; vulnerabilidade ao stress psicológico; perfeccionismo; intolerância à frustração; medical education; medical students; vulnerability to psychological stress; perfectionism; intolerance to frustration
Data: 15-Jan-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Motivos para o Perfeccionismo e Intolerância à Frustração nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal
Resumo: Introdução: Um estudo anterior concluiu que o perfeccionismo e intolerância à frustração, medidos pela escala 23-QVS, são os principais fatores da vulnerabilidade ao stress psicológico nos estudantes de medicina da Universidade de Coimbra. Este trabalho tem como objetivos identificar e compreender os principais motivos para o perfeccionismo e intolerância à frustração nesta população, de forma a preveni-los.Métodos: Conduziu-se um estudo observacional em triangulação, com inventário dos principais motivos segundo a opinião de três alunos de cada ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (MIM da FMUC), que elencaram dois motivos para o perfeccionismo e intolerância à frustração. A lista de motivos foi organizada e validada em questionário complementado com inquérito epidemiológico, aplicado online a todos os alunos do MIM da FMUC, seguindo-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados obtidos.Resultados: Foi estudada uma amostra representativa, de n=368, 77,7% do sexo feminino. Segundo a soma da percentagem de respostas “importante” ou “muito importante”, os motivos mais importantes são os “fatores intrínsecos” e as “exigências da profissão médica”, com, respetivamente, 91,1% e 91,8%; “pressão ambiental” é o menos importante, com 68,2%. Os motivos “incerteza quanto ao futuro pretendido”, “insegurança sobre a formação profissional”, “métodos de avaliação curricular” e “exigências curriculares do MIM” obtiveram 84,8%, 80,4%, 80,7% e 82,9% de respostas “importante”/ “muito importante”. Alunos satisfeitos com a vida curricular atribuíram menor importância à “pressão ambiental” (p=0,004), “insegurança quanto à formação profissional” (p=0,017), “métodos de avaliação curricular” (p=0,002) e “exigências curriculares do MIM” (p=0,002); o sexo feminino mostrou dar maior importância às “exigências curriculares do MIM” (p=0,001); alunos inseridos em atividade extracurricular consideram menos importante a “pressão ambiental” (p=0,007). Discussão: Nos alunos do MIM da FMUC a vulnerabilidade ao stress psicológico por perfeccionismo e intolerância à frustração parece dever-se essencialmente aos “motivos intrínsecos” e “exigências da profissão médica”, que podem advir de fases anteriores à entrada no MIM e de sofrimento por antecipação, numa ausência de perspetiva humanista e contemporânea da profissão. As atividades extracurriculares e a reestruturação curricular poderão constituir importante fonte de redução da vulnerabilidade ao stress, sobretudo no que respeita aos fatores externos.Conclusão: O suporte psicológico que atenue os fatores intrínsecos e ajude a lidar com as exigências supostas na futura profissão, assim como o envolvimento em atividades extracurriculares específicas e a reestruturação curricular parecem ser formas de diminuir a vulnerabilidade ao stress nos estudantes de medicina.
Introduction: A previous study revealed that perfectionism and intolerance to frustration, measured by 23-QVS scale, were the main causes of vulnerability to psychological stress in Medicine students of University of Coimbra. This study aims to identify and understand the main reasons for perfectionism and intolerance to frustration in this population, in order to prevent them.Methods: An observational triangulation study was conducted, collecting the main reasons according to the opinion of three students from each year of' the Integrated Master Degree in Medicine of the Faculty of Medicine, University of Coimbra (IMDM, FMUC), who named two motives for perfectionism and intolerance to frustration. The list of factors was organized and validated in an online questionnaire, complemented with epidemiological data and applied to all students of the IMDM, FMUC, followed by descriptive and inferential statistical analysis of the collected data.Results: A representative sample, of n=368, 77.7% female, was studied. According to the sum of the percentages of “important”/ “very important” answers, the most important reasons are “intrinsic factors” and “medical profession demands”, with, respectively, 91.1% and 91.8%; “environmental pressure” is the less important, with 68.2%. The reasons “uncertainty about the intended future”, “insecurity about professional training”, “curricular evaluation methods” and “IMDM curricular demands” obtained 84.8%, 80.4%, 80.7% and 82.9% of “important”/ “very important” answers. Students satisfied with curricular life attribute less importance to “environmental pressure” (p=0.004), “insecurity about professional training” (p=0.017), “curricular evaluation methods” (p=0.002) and “IMDM curricular demands” (p=0.002); female students assign more importance to “IMDM curricular demands” (p=0.001); students involved in an extracurricular activity consider less important the “environmental pressure” (p=0.007).Discussion: In IMDM, FMUC students, the vulnerability to psychological stress associated to perfectionism and intolerance to frustration seems to be due, essentially, to “intrinsic factors” and “medical profession demands”, which may arise from stages before the IMDM entrance and from suffering in anticipation, in the absence of a humanist and contemporary perspective of the profession. Extracurricular activities and curricular reorganisation may represent important means of lowering the vulnerability to stress, especially concerning the external factors.Conclusion: Psychological support that relieves the intrinsic factors and helps to deal with the supposed demands of the future profession, as well as the involvement in specific extracurricular activities and curricular reorganisation appear to be means of reducing the vulnerability to stress in medical students.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/82546
Direitos: openAccess
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