Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82328
Título: Marketing Relacional: SingularPrint
Outros títulos: Relationship Marketing: SingularPrint
Autor: Ribeiro, Zita Margarida Valente 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Palavras-chave: Marketing; Marketing Relacional; Laços; Fidelização; Valor; Marketing; Relationship Marketing; Bonds; Loyalty; Value
Data: 13-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Marketing Relacional: SingularPrint
Local de edição ou do evento: SingularPrint Unipessoal, Lda
Resumo: O presente relatório é resultado do trabalho realizado no estágio curricular, decorrido entre 1 de Setembro de 2016 e 6 de Janeiro de 2017, na empresa SingularPrint, Unipessoal, Lda. na área do marketing e finanças. Cada vez mais as empresas procuram distinguir-se da concorrência, nomeadamente pelos preços ou pela qualidade dos produtos oferecidos. Porque não distinguirem-se pelas relações que estabelecem com os clientes? Este trabalho procura, em particular, analisar as práticas de marketing relacional de uma empresa e tirar implicações desta análise para o futuro. Assim, este relatório divide-se em três partes principais: uma primeira de revisão da literatura, onde é inicialmente abordada a temática do marketing, a evolução do marketing e o marketing relacional e as suas raízes conceptuais, depois é explicado como se pode criar valor para os clientes e os seus benefícios, fidelização e são explorados os laços que as empresas podem ter com os clientes. Numa segunda parte do relatório é abordada a empresa, onde esta é caracterizada e onde é explicado de modo extensivo as atividades desempenhadas durante o estágio. Por último, é apresentada uma análise crítica e sugestões de melhoria para a empresa.A empresa em estudo, apesar de jovem, já estabeleceu relações com alguns clientes e, para as manter, a empresa oferece algumas facilidades de pagamento, como a possibilidade de pagamento a prestações sem juros. No entanto, ainda tem vários aspetos a melhorar, por exemplo, as estratégias utilizadas pela empresa para a captação de novos clientes estão, ainda, pouco desenvolvidas, ou o facto de existir alguma dificuldade em aceitar e resolver queixas e reclamações por parte dos clientes. Este trabalho identifica ainda outras melhorias passíveis de serem introduzidas na empresa.
This report is the result of the work carried out during the curricular training course between September 1, 2016 and January 6, 2017, in the company SingularPrint, Unipessoal, Lda. in the subject of marketing and finance. Increasingly, companies seek to distinguish themselves from competitors, namely by price or by the quality of products. Why not distinguish from competitors by the relationships established with their customers? This work aims to analyse the relational practices of a company and to derive implications for the future.Accordingly, this report is divided into three main parts: first there is a review of the literature, in which the marketing concept, the evolution of marketing, relationship marketing and its conceptual roots are discussed; then it is explained the creation of value for clients and their benefits, and, finally, the loyalty and the bonds that companies can have with customers are explored. In a second part of the report the company is described, and the activities carried out during the internship are explained. Finally, a critical analysis and suggestions for improvement are presented to the company. The company, although young, has already established relationships with some clients and offers them some payment benefits, such as the possibility of paying interest-free installments. However, there are still a number of issues that can be improved. I pinpoint that the strategies used by the company to attract new clients are still underdeveloped and that there is still some difficulty in accepting and resolving customer complaints. This works identifies further areas for improvement of the firm operations.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82328
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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