Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82207
Title: As empresas Born Global: Um caso de sucesso em Portugal
Other Titles: The Born Global Companies: A success case in Portugal
Authors: Gavrilovici, Irina 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Internacionalização; Born Global; Startup; Empresa Produto; Empresa serviço; Internationalization; Born Global; Startup; Product company; Service company
Issue Date: 7-Jul-2017
Serial title, monograph or event: As empresas Born Global: Um caso de sucesso em Portugal
Place of publication or event: Stratio
Abstract: A globalização torna os mercados cada vez mais instáveis, homogéneos e competitivos forçando as empresas a internacionalizar as suas atividades para poder sobreviver. A internacionalização é a expansão das atividades de uma empresa para fora das fronteiras nacionais sendo, hoje, um imperativo a sobrevivência das empresas. A empresa decide internacionalizar por diversos motivos como crescimento, novos clientes internacionais, entrada em mercados globais, redução dos riscos, redução da dependência e a importância do mercado doméstico, aprendizagem e desenvolvimento de nova competência e economias de escala. Na literatura são desenvolvidas várias teorias e modelos sobre a internacionalização sendo distinguido entre Teorias Económicas e Teorias Comportamentais. A globalização, constante inovação nos meios de comunicação e tecnologia, novas condições do mercado, pessoas com competências refinadas, inovação no processo produtivo e crescente liberalismo em alguns países manifestou-se o fenómeno das empresas Born Global (BG). O comportamento destas empresas desafiou as teorias clássicas. Assim, uma BG é uma empresa produtora com uma percentagem de exportação de 25% ou mais das suas vendas totais e que iniciam as exportações durante os três primeiros anos após fundação. Estas empresas são, geralmente, PMEs que sofrem de escassez de recursos, mas cujos gerentes são jovens empreendedores pró-ativos e com grande atração ao risco. Devido as características as BG são muitas vezes consideradas de startups. No entanto, as BG apresentam melhor performance no mercado internacional que outras startups. Ainda, as BG usufruem mais das TIC que outras empresas non-born globals. O presente relatório está inserido no âmbito do estágio curricular, na área de Marketing na empresa Stratio Automotive, para obtenção do grau académico de Mestre em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio com a duração de 700 horas, de 6 de fevereiro até 13 de junhos de 2017, e a principal tarefa ao longo de todo o estágio foi de dar apoio a elaboração do Plano de Marketing e de Internacionalização do produto. Esta experiencia permitiu aprimorara as capacidades adquiridas no percurso académico, como por exemplo: trabalho em equipa, espirito crítico, analise analítica entre outras. Algumas dificuldades enfrentadas ao longo deste estágio permitiram perceber quais os meus pontos fortes e fracos a nível profissional. No fim são apresentadas as limitações sentidas ao longo deste estudo.
Globalization makes markets increasingly unstable, homogenous and competitive, forcing companies to internationalize their activities to survive. Internationalization is the expansion of a company's activities beyond national boundaries, and today it is imperative to survive. The company decides to internationalize for several reasons such as growth, new international clients, entry into global markets, risks reduction, domestic market's dependency reduction, knowledge, development of new skills and scale economies. In the literature, several theories and models on internationalization have been developed, distinguishing between Economic Theories and Behavioural Theories. Globalization, constant technological innovation, new markets conditions, people with refined skills, innovation in the productive process and growing liberalism in some countries has reveal the phenomenon of Born Global (BG). The behaviour of these companies challenged the classical theories. A BG is a producer with an export percentage of 25% or more of its total sales and which starts exports during the first three years after its foundation. These companies are typically SMEs with resources scarcity, but whose managers are young, proactive entrepreneurs with strong risk appetite. Due to their characteristics, the BGs are often considered of startups. However, BGs perform better in the international market than other startups non-born global and BGs reap more benefits from ICT than other companies. This study is part of this traineeship report accomplished at Marketing area of Stratio Automotive to obtain a Master's degree in Management from the Faculty of Economics of the University of Coimbra. The internship, from February 6 to June 13, 2017, with duration of 700 hours and the main task was the support the elaboration of the Product Marketing and Internationalization Plan. This experience allowed to improve the acquired abilities in academic course, as for example: work in team, critical spirit, analytical analysis among others. Some difficulties faced during this stage allowed me to perceive my strengths and weaknesses at the professional level. In the end, the limitations observed throughout this study are presented.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82207
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_estágio_Irina_Gavrilovici.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,576
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

496
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons