Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81932
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRoque, Sílvia-
dc.contributor.authorPsaila, Federica Ambra-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:00:24Z-
dc.date.available2018-12-20T03:00:24Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81932-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractPartindo da exploração das insuficiências do sistema educativo tradicional na resposta às exigências dos povos indígenas do Brasil, esta dissertação procura perceber de que forma as políticas públicas educativas implementadas no seio dos Estados latino-americanos contribuem para o desenvolvimento e a autonomia destes povos. Discutem-se as possibilidades e a importância de uma convivência interétnica baseada em práticas educativas que respeitem a pluralidade cultural, como previsto em vários instrumentos jurídicos internacionais e nacionais. Para tal, analisamos o caso do Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas, no Núcleo Takinahakȳ da Universidade Federal de Goiás (Brasil). .por
dc.description.abstractBased on the analysis of the inadequacies of the traditional educational system in response to the demands of the indigenous peoples of Brazil, this master’s dissertation seeks to understand how the public educational policies implemented within Latin American states contribute to the development and autonomy of these peoples. It discusses the possibilities and importance of an inter-ethnic coexistence and interaction based on educational practices that respect cultural plurality, as foreseen in several international and national legal instruments. For such, we analyze the case of the Intercultural Education Course of Higher Education Training of Indigenous Teachers, at the Takinahakȳ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil) .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjecteducação interculturalpor
dc.subjectpovos indígenaspor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectautonomia culturalpor
dc.subjectintercultural educationeng
dc.subjectindigenous peopleseng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectcultural autonomyeng
dc.titleA Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿpor
dc.title.alternativeIntercultural Education as a pedagogical and political project: Higher Education Training of Indigenous Teachers at Takinahakÿ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFEUC-
degois.publication.titleA Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202110613-
thesis.degree.disciplineCiência Politica e Cidadania-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPsaila, Federica Ambra::0000-0001-8031-463X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSimão, Licínia Maria dos Santos-
uc.degree.elementojuriMartins, Maria Teresa Henriques da Cunha-
uc.degree.elementojuriRoque, Sílvia-
uc.contributor.advisorRoque, Sílvia-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7211-837X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
PSAILA DISSERTAÇÃO EM PDF.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

587
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

509
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons