Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81932
Título: A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
Outros títulos: Intercultural Education as a pedagogical and political project: Higher Education Training of Indigenous Teachers at Takinahakÿ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil)
Autor: Psaila, Federica Ambra 
Orientador: Roque, Sílvia
Palavras-chave: educação intercultural; povos indígenas; desenvolvimento; autonomia cultural; intercultural education; indigenous peoples; development; cultural autonomy
Data: 14-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
Local de edição ou do evento: FEUC
Resumo: Partindo da exploração das insuficiências do sistema educativo tradicional na resposta às exigências dos povos indígenas do Brasil, esta dissertação procura perceber de que forma as políticas públicas educativas implementadas no seio dos Estados latino-americanos contribuem para o desenvolvimento e a autonomia destes povos. Discutem-se as possibilidades e a importância de uma convivência interétnica baseada em práticas educativas que respeitem a pluralidade cultural, como previsto em vários instrumentos jurídicos internacionais e nacionais. Para tal, analisamos o caso do Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas, no Núcleo Takinahakȳ da Universidade Federal de Goiás (Brasil). .
Based on the analysis of the inadequacies of the traditional educational system in response to the demands of the indigenous peoples of Brazil, this master’s dissertation seeks to understand how the public educational policies implemented within Latin American states contribute to the development and autonomy of these peoples. It discusses the possibilities and importance of an inter-ethnic coexistence and interaction based on educational practices that respect cultural plurality, as foreseen in several international and national legal instruments. For such, we analyze the case of the Intercultural Education Course of Higher Education Training of Indigenous Teachers, at the Takinahakȳ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil) .
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81932
Direitos: openAccess
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