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Título: Mulheres em campanha: desconstrução de estereótipos de género no jornalismo e na política
Outros títulos: Women in campaign: deconstruction of gender stereotypes in journalism and politics
Autor: Oliveira, Ana Catarina Urbano 
Orientador: Silveirinha, Maria João Rosa Cruz
Palavras-chave: género; representação; campanha eleitoral; política; jornalismo; gender; representation; electoral campaign; politics; journalism
Data: 31-Jan-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mulheres em campanha: desconstrução de estereótipos de género no jornalismo e na política
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras
Resumo: A política sempre foi um campo fortemente masculinizado e, por isso, as mulheres estavam impedidas de tomar um papel mais ativo na sociedade. Os tempos mudaram, contudo, os estereótipos sociais e mediáticos associados à mulher ainda são uma realidade. Este trabalho problematiza a representação das mulheres na política, a partir da sua visibilidade mediática e social, com especial incidência nas contrariedades das campanhas eleitorais no feminino. Tentando desconstruir papéis passados, é nosso objetivo descortinar as estratégias de comunicação e de interação das mulheres no ambiente político. Assim, optou-se, em primeiro plano, por uma análise do contexto social e político das mulheres através da influência do jornalismo e das imagens mediáticas; em seguida, procurámos caracterizar a posição das mulheres em campanha e no poder, tendo como base o exemplo da América do Norte e procurando perceber qual o caminho que se segue; por fim, apresentamos uma elaboração explicativa dos papéis das mulheres na produção noticiosa, a partir da observação do percurso de três mulheres em campanha – Hillary Clinton, Marisa Matias e Maria de Belém Roseira – nos títulos jornalísticos da LUSA.O objetivo principal deste estudo é procurar novas respostas para problemas que continuam a persistir em termos de identidade de género na política e no jornalismo, tendo por base as investigações de diversos autores, e tentando construir uma nova perspetiva de futuro no campo da política feminina em Portugal e no mundo.
Politics has always been a strongly male dominated field, and that is why women were impeded from taking a more active role in society. Although times changed, social and media stereotypes associated with women are still a reality. This paper questions the representation of women in politics through its media and social visibility, with particular focus on the feminine electoral campaign’s obstacles. Trying to deconstruct past roles, is our purpose to uncover communication strategies and women’s interaction with the political environment. Therefore, we choose, in the first level, for a women social and political context analyses through the leverage of journalism and media images; followed by the description of women during campaigns and in power, based on the example of North America, and the following path; finally, we present an explanatory elaboration of women roles on news production, from the observation course of three women during campaigns – Hillary Clinton, Marisa Matias and Maria de Belém Roseira.The main purpose of this paper is to look for new answers for the problematics in terms of gender identity in politics and journalism, based on the investigation of several authors, and trying to built a new future perspective in feminine political field, in Portugal and around the world.Departing from the field work experience from this student, is our goal to go through electoral campaigns based on portuguese media titles, and put them in perspective, to finally draw some identity conclusions.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/81911
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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