Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81905
Title: Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
Other Titles: Case Study "Advertising in the New State":A teaching/lerning approach constructivist and cooperative
Authors: Moura, Flávio Alexandre Nico 
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Keywords: História; Propaganda; Educação; Competências; Construtivismo; History; Advertising; Education; Skills; Constructivism
Issue Date: 30-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório teve como principal objetivo descrever as atividades letivas e extra letivas desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola EB2/3 D. Inês de Castro em Coimbra, no ano letivo 2017-2018.Pretendeu-se ainda, apresentar o estudo de uma temática de natureza científica-didática estruturado no âmbito dos Projetos Didáticos I e II, do Mestrado em Ensino da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e aprofundado neste relatório, sobre o tema “A Propaganda no Estado Novo”, bem como a sua aplicação didática.A aplicação didática realizada teve como objetivo aferir, através de um estudo de caso, se através de uma abordagem de ensino-aprendizagem construtiva e cooperativa é possível proporcionar aos alunos aprendizagens significativas e ativas.Como objetivo principal tivemos como premissa responder à seguinte questão:De que forma a aplicação de uma abordagem construtiva e cooperativa, materializada através de um trabalho prático em grupo, poderá proporcionar o desenvolvimento de competências cognitivas, procedimentais e de atitude no processo de construção do conhecimento do aluno? Como objectivos específicos pretendemos: - Identificar as implicações da utilização de uma metodologia de ensino aprendizagem construtiva e cooperativa, através da realização de um trabalho prático, no ensino da História; - Verificar se através da aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa os alunos desenvolvem competências procedimentais de pesquisa, interpretação e análise de fontes históricas, espírito crítico e criativo; - Perceber se aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa permite o desenvolvimento de competências atitudinais, interpessoais, de cooperação, trabalho em equipa e de responsabilidade social; - Verificar se através da aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa os alunos adquirem conhecimentos específicos e aprofundados sobre o conteúdo temático 10.2 - Entre a ditadura e a democracia;
The present report has the main objetive to describe teaching, and no teaching, activities developed during the Pedagogical Internship realized in Basic and Secondary School of D. Inês de Castro, in Coimbra in the school year of 2017-2018.Another objective is to present the study of a thematic of scientif and didactic nature, carried out in the context of Didatic Projects I and II, of the Master in Teaching in the 3rd cicle of the basic and secondary schools, under the theme “Advertising in the New State”, as well as its didactic application.The purpose of the didactic application was to assess, through a case of study, whether through a constructive and cooperation teaching-learning approach it is possible to provide students with meaningful and active learning.As a main objective we had as premise to answer the following question:How can the application of a constructive and cooperative approach, materialized through practical group work, be able to provide the development of cognitive, procedural and attitude skills in the process of student knowledge construction?Specific objectives are:- Identify the implications of the use of a methodology of teaching constructive and cooperative learning, through the accomplishment of a practical work, in the teaching of History;- To verify if through the application of a methodology of teaching / learning constructive and cooperative the students develop procedural competences of research, interpretation and analysis of historical sources, critical and creative spirit;- Understand if application of a constructive and cooperative teaching / learning methodology allows the development of attitudinal, interpersonal, cooperation, teamwork and social responsibility skills;- To verify if through the application of a methodology of teaching / learning constructive and cooperative the students acquire specific knowledge and in depth on the thematic content 10.2 - Between the dictatorship and the democracy;
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/81905
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
FlavioMoura_versaofinal.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

676
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

7,658
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons