Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/816
Título: Contribuição para o Estudo da Fisiologia da Circulação Hepática : Avaliação Experimental e Clínica do Método de Equilíbrio com Radioisótopos
Autor: Almeida, Carlos Manuel Costa 
Orientador: Pontes, Fausto Afonso
Lima, J. J. Pedroso de
Palavras-chave: Ciências Fisiológicas (Fisiologia)
Data: 1999
Citação: ALMEIDA, Carlos Manuel Costa - Contribuição para o Estudo da Fisiologia da Circulação Hepática : Avaliação Experimental e Clínica do Método de Equilíbrio com Radioisótopos. Coimbra : Ed. Imprensa de Coimbra Lda., 1998. 316 p.
Resumo: Nesta tese propusemo-nos fazer a avaliação experimental e clínica da aplicabilidade do método de equilíbrio com radioisótopos, já aplicado a outras áreas, ao estudo da físiologia da circulação hepática. Dividimos a dissertação em duas partes. Na primeira, fizemos uma descrição pormenorizada da anatomia macroscópica e microscópia do fígado e tecemos algumas considerações no campo da anatomofisiologia hepática comparada, focando diferenças significativas entre o homem e diversas espécies animais que têm sido utilizadas experimentalmente em estudos neste campo. Procedemos, depois, a uma revisão extensa e promenorizada do que tem sido escrito e actualmente se sabe sobre a fisiologia da circulação hepática. Finalmente, a fim de enquadrar o método por nós utilizado no contexto dos conhecimentos existentes sobre a fisiologia circulatória do fígado, apresentámos uma lista exaustiva dos vários métodos de estudo da circulação hepática actualmente em uso, com uma descrição consisa das suas particularidades, vantagens e inconvenientes. Na segunda parte, descrevemos o trabalho de investigação. Numa primeira fase, determinámos nos animais de experiência, com o método em apreciação, vários parâmetros ligados à circulação hepática. Em seguida, introduzimos nos mesmos animais vários tipos de alterações a essa circulação (criámos para isso dois modelos experimentais animais de hipertensão portal aguda, pré-hepática, por estenose da veia porta, e pós-hepática, por constrição da veia cava caudal no torax), verificando com o dito método as modificações registadas nos mesmos parâmetros. Já de posse dessas alterações, passamos à segunda fase, de estudo de indivíduos normais e de doentes com patologia correspondente às alterações introduzidas. Demonstrámos que é possivel, através do método de equilíbrio com radioisótopos, discriminar semiquantitativamente caudais hepáticos, e pudemos ainda, com aquele método, confirmar objectivamente os diagnósticos de obstração da veia porta e de obstração à drenagem venosa hepática. Pensamos que poderam vir no futuro a estabelecer-se, pelo método de equilíbrio, padrões circulatórios hepatoportais que permitam vários diagnósticos precisos, obtidos duma maneira minimamente invasiva, desprovida de complicações e independente do operador.
URI: https://hdl.handle.net/10316/816
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FMUC Medicina - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

238
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.