Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81643
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dc.contributor.advisorUrbano, Luís Filipe Dordio Martinho Almeida-
dc.contributor.advisorLobo, Susana Luísa Mexia-
dc.contributor.authorParracho, Mariana Ligeiro Feteira-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:26:09Z-
dc.date.available2018-12-08T00:26:09Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81643-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOutrora considerada uma doença do corpo e da alma, hoje, a melancolia mantém o seu caráter interior, apresentando-se como uma condição temperamental inerente ao Homem, que advém da sua ligação afetiva com pessoas, objetos e lugares, projetando um tempo passado num momento presente através da memória. Com o objetivo de encontrar manifestações da melancolia na arquitetura, a atmosfera que a envolve, singular e irrepetível, revela-se o seu modo de expressão mais eficaz. Tendo como base a memória, a ruína e o fragmento arquitetónico, a atmosfera do lugar - resultante de uma profunda interação indíviduo-objeto, da perceção individual de um tempo e de um espaço específicos - conclui-se como uma síntese sensorial de vários elementos, comum às disciplinas da arquitetura e do cinema. Posteriormente, a presente reflexão foca-se no caso específico do cinema português e do modo como, nele, está representado o espaço arquitetónico, tendo em conta que fatores como, por exemplo, o argumento, a duração do plano, o tipo de enquadramento e a temperatura da cor, contribuem para a representação de uma atmosfera melancólica do espaço, doméstico e urbano.Questionando a casa (o interior) como lugar de conforto e a cidade (o exterior) como lugar hostil, Casa na Comporta (João Salaviza, 2010), No quarto da Vanda (Pedro Costa, 2000), Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963), O Sangue (Pedro Costa, 1989), Alice (Marco Martins, 2000), Montanha (João Salaviza,2015) e Respirar Debaixo d'Água (António Ferreira, 2000) propõem-se como objetos de estudo desta reflexão, onde a apropriação do lugar está intimamente associada à dimensão interior que caracteriza o indivíduo melancólico.por
dc.description.abstractFormerly considered a disease of body and soul, today, melancholy maintains its inner nature, presenting itself as a temperamental inborn condition of the human being resulting from its connection with people, objects and places, while projecting the past in the present moment through memory.This thesis finds in a place's atmosphere the best way to express any signs of melancholy in architecture. Taking into account memory, ruin and architectonic fragment, a place's atmosphere - resulting from a deep interaction object-individual, and from the perception of a specific time and space - it comes up as a sensorial synthesis of several elements, common to the disciplines of architecture and cinema.Afterwards, in order to formulate this outlook, the starting point is the portuguese cinema and the way the architectonic space is represented in it, bearing in mind the argument, the shot's duration, the framework and the colour's temperature, and also how these elements contribute to the representation of a space's melancholic atmosphere, domestic and urban space.Questioning the house (the interior) as a comfort place and the city (the exterior) as an hostile environment, Casa na Comporta (João Salaviza, 2010), No quarto da Vanda (Pedro Costa, 2000), Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963), O Sangue (Pedro Costa, 1989), Alice (Marco Martins, 2000), Montanha (João Salaviza, 2015) e Respirar Debaixo d'Água (António Ferreira, 2000) are the objects of this reflexion, where the ownership of a place is deeply connected to the interior dimension which defines the melancholic individual.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectmelancoliapor
dc.subjectarquiteturapor
dc.subjectatmosferapor
dc.subjectinterior-exteriorpor
dc.subjectmelancholyeng
dc.subjectarchitectureeng
dc.subjectatmosphereeng
dc.subjectinterior-exterioreng
dc.titleA melancolia na arquitetura a partir do cinema portuguêspor
dc.title.alternativemelancholy in architecture seen from the portuguese cinemaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Arquitetura-
degois.publication.titleA melancolia na arquitetura a partir do cinema portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202057747-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorParracho, Mariana Ligeiro Feteira::0000-0002-9804-628X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMoniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto-
uc.degree.elementojuriBranco, Sérgio Dias-
uc.degree.elementojuriLobo, Susana Luísa Mexia-
uc.contributor.advisorUrbano, Luis Filipe Dordio Martinho Almeida-
uc.contributor.advisorLobo, Susana Luísa Mexia-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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