Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81292
Title: Relações disciplinares entre a Ciência da Informação e a “tríade” Biblioteconomia, Arquivística e Documentação (1960-2000)
Other Titles: Disciplinary relations between information science and the "triad" librarianship, archival and documentation (1960-2000): subsidies for a reflection on the discipline
Relaciones entre la Ciencia de la Información y la "tríada" Biblioteconomía, Archivística y Documentación (1960-2000): subsidios para una reflexión sobre el área
Authors: Machado, Luís Miguel Oliveira 
Simões, Maria da Graça Melo 
Souza, Renato Rocha 
Keywords: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Arquivística; Documentação; Relações disciplinares
Issue Date: 6-May-2018
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil
Serial title, monograph or event: Ciência da Informação
Volume: 46
Issue: 2
Place of publication or event: Brasília-DF, Brasil
Abstract: Entre a Ciência da Informação (CI) e a “tríade” Biblioteconomia, Arquivística e Documentação (BAD) existe uma relação intrínseca, a ponto das suas fronteiras aparentemente se diluírem. Esta circunstância, aliada a fortes ligações com outras áreas, dificultam a definição epistemológica e de intervenção da CI, colocando em causa a sua disciplinaridade. Propõe-se contribuir para o esclarecimento das relações disciplinares entre CI e BAD, procurando-se identificar e analisar este tipo de relações entre a Documentação e a Biblioteconomia e entre a CI e a “tríade” BAD e refletir sobre a sua evolução. Para tanto, partiu-se de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, baseada numa revisão da literatura, privilegiando-se obras sobre a gênese e epistemologia da CI (artigos científicos datados entre 1968 e 2003). Dos resultados, conclui-se que as relações disciplinares da CI com a “tríade” BAD encontram-se em contínua evolução, desde a sua gênese apresentando o desenvolvimento matizes díspares entre cada uma delas. A Documentação manifestou uma presença diretamente relacionada com a gênese da CI; a Biblioteconomia partilhou essa ligação à sua génese, mas paralelamente, em vários cenários, manteve-se autónoma; a Arquivística apresentou uma relação distante relativamente à CI, mais em contexto de prática profissional do que epistemológico. Ao longo do período estudado a CI estabeleceu relações privilegiadas com outras áreas do saber, entre as quais: a Informática, Psicologia, Comunicação, Linguística e Matemática, o que demonstra uma dinâmica e um ajustamento da CI com a evolução sociocultural e tecnológica.
From the epistemological perspective of Morin (2007) regarding the concept of discipline as an autonomous category of a scientific body, disciplinary relations between information science (CI) and librarianship, archival and documentation are addressed. The overlapping relationship between these disciplines contributes to the fact that their boundaries seem to be diluted, in particular, in the case of CI, which, combined with strong links with other scientific areas, make it difficult to define their epistemology and intervention, putting their disciplinarity in check. It is proposed to contribute to the clarification of these disciplinary relationships, seeking to identify and analyze the relationships between the CI and the other disciplines considered and reflect on their evolution. It was based on a qualitative exploratory approach, based on a review of the literature, focusing on the genesis and epistemology of CI (scientific articles written between 1968 and 2003). It is concluded that the disciplinary relations of CI with the other disciplines are in continuous evolution since its genesis, presenting disparate nuances between each one of them. In the works analyzed, the documentation manifested presence directly related to the genesis of IC; librarianship shared this connection to its genesis, but in parallel, in several scenarios, it remained autonomous; the archival presented distant relation with the CI, more in the context of professional practice than epistemological. Throughout the period studied, CI has established privileged relationships with other areas of knowledge, among which: computer science / computer science, psychology, communication, linguistics and mathematics, which demonstrates its dynamics and adjustment to socio-cultural and technological development.
A partir de la perspectiva epistemológica de Morin (2007) respecto al concepto de disciplina como categoría autónoma de un cuerpo científico, se abordan las relaciones disciplinarias entre ciencia de la información (CI) y biblioteconomía, archivística y documentación. La relación imbricada entre estas disciplinas concurre para que sus fronteras aparentemente se diluyan, en particular, en el caso de la CI, que aliada a las fuertes vínculos con otras áreas científicas dificultan su definición epistemológica y de intervención, poniendo en jaque su disciplina. Se propone contribuir al esclarecimiento de las referidas relaciones disciplinarias, buscando identificar y analizar las relaciones entre la CI y las otras disciplinas consideradas y reflexionar sobre su evolución. Se partió de abordaje cualitativo de naturaleza exploratoria, basada en la revisión de la literatura, privilegiando obras sobre la génesis y epistemología de la CI (artículos científicos escritos entre 1968 y 2003). Se concluye que las relaciones disciplinarias de la CI con las otras disciplinas se encuentran en continua evolución desde su génesis, presentando matices dispares entre cada una de ellas. En las obras analizadas, la documentación manifestó presencia directamente relacionada con la génesis de la CI; la biblioteconomía compartió esa conexión con su génesis, pero paralelamente, en varios escenarios, se mantuvo autónoma; la archivística presentó relación lejana respecto a la CI, más en contexto de práctica profesional que epistemológico. A lo largo del período estudiado, la CI estableció relaciones privilegiadas con otras áreas del saber, entre las cuales: la informática / ciencia de la computación, psicología, comunicación, lingüística y matemática, lo que demuestra su dinámica y ajuste al desarrollo sociocultural y tecnológico.
Description: jornal article
URI: https://hdl.handle.net/10316/81292
ISSN: 0100-1965
1518-8353
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s)

264
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

160
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons