Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81206
Title: Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão: uma iniciativa de formação avançada da biblioteca à comunidade científica
Authors: Carvalho, Maria José P. F. 
Veríssimo, Joaquim 
Solovova, Olga 
Duxbury, Nancy 
Keywords: Investigação científica; Soft and transferable skills; Desenvolvimento de competências transferiveis; Comunidades de investigação; Literacia da informação
Issue Date: 24-Oct-2018
Publisher: BAD
Serial title, monograph or event: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Issue: 13
Place of publication or event: Fundão
Conference: 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 out. 2018
Abstract: Por todo o mundo, os/as académicos/as tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores/as em início de carreira podem sentir-se perdidos/as enquanto são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico. Como podem estes/as contribuir para o debate internacional da investigação científica enquanto procuram um caminho próprio num mundo das publicações em permanente mudança? Tentando encontrar soluções para este cenário, criámos, no Centro de Estudos Sociais (CES), o Ciclo de Formação Avançada Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (PSP). O nosso objetivo foi dotar o público-alvo de ferramentas de investigação, gerando autonomia e aperfeiçoando competências transferíveis. Partindo da descoberta de recursos, técnicas, normas bibliográficas e ferramentas bibliométricas, realçámos a importância da afirmação da identidade do/a investigador/a na comunidade de investigação através da escrita científica, interligando-a com o mundo editorial, dando resposta às necessidades específicas dos/as participantes, identificadas no âmbito da avaliação da 1ª edição do ciclo. Neste âmbito, a estratégia do projeto, que já conta com duas edições (2016/2017 e 2017/2018), e reúne profissionais da Ciência da Informação e Investigadores do CES, foi sustentada pelos princípios das boas práticas conducentes à literacia da informação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/81206
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

513
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

131
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.