Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81055
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLins, Claudia Maisa A.-
dc.date.accessioned2018-10-12T14:55:54Z-
dc.date.available2018-10-12T14:55:54Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.issn2192-908X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81055-
dc.descriptionIX Edição do Congresso Ibérico de Estudos Africanospt
dc.description.abstractO Samba de Lata tornou-se um movimento de resistência no contexto pós-colonial (Santos, 2010) de descendentes africanos no Semiárido Baiano. Sendo uma expressão cultural que se repete ao longo de muitos anos, atravessa gerações. Esta dança segura no molejo o ritmo da busca de água e de justiça no Sertão, neste compasso parece fortalecer as lutas atuais de enfrentamento às formas de “colonialidade/modernidade eurocêntrica” (QUIJANO, 2010) do pensamento ocidental. Tijuaçu, comunidade remanescente de quilombo, Bahia/Brasil, quebra o silenciamento, e a negação da diversidade cultural através da dança. O Samba de Lata ganhou maior ênfase na vigência da lei 10.639/03 que obriga o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira no sistema educacional. A presença do Samba de Lata no contexto escolar revela ternura e beleza na força em saber resistir contra os processos excludentes discriminatórios e raciais, e tenciona as linhas abissais (SANTOS, 2010) do currículo.pt
dc.description.abstractSamba de Lata became a resistance movement in the post-colonial context (Santos, 2010) of African descendents in the Bahian semi-arid region. As a cultural expression that has been repeated over many years, it spans generations. In its swing the dance carries the rhythm of the search for water and justice in the Sertão, in its beat it appears to strengthen current struggles confronting forms of “Eurocentric colonialism/modernity” (QUIJANO, 2010) from occidental thought. Tijuaçu, a former Quilombo community in Bahia, Brasil, breaks the silencing and denial of cultural diversity through its dance. The Samba de Lata gained greater emphasis through the ruling of law 10.639/03, which requires the teaching of African and Afro-Brazilian culture and history in the educational system. The presence of Samba de Lata in an educational context reveals tenderness and beauty in the strength of knowing how to resist the discriminatory and racial exclusionary processes and emphasizes the abyssal thinking (SANTOS, 2010) of the curriculum.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectIdentidades pós-coloniaispt
dc.subjectCurrículo escolarpt
dc.subjectSamba de Latapt
dc.subjectLei 10.639/03pt
dc.subjectPost-colonial identitiespt
dc.subjectSchool curriculumpt
dc.subjectSamba de Latapt
dc.subjectLaw 10.639/03pt
dc.titleSamba de lata de Tijuaçu – ritmos de resistências e lutas – a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no discurso oficial da educação – um contexto pós-colonialpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage104pt
degois.publication.lastPage115pt
degois.publication.issue14pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleCescontexto - debatespt
degois.publication.titleLiteratura e Representações : IX Edição do Congresso Ibérico de Estudos Africanos - Volume II-
dc.relation.publisherversionhttps://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=13871pt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2016-04-01*
dc.date.periodoembargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Samba de lata de Tijuacu_ritmos de resistencias e lutas.pdf582.77 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

793
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

124
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.