Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/80647
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dc.contributor.authorPresunto, João Miguel Onofre-
dc.date.accessioned2018-08-30T11:51:49Z-
dc.date.available2018-08-30T11:51:49Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.citationPRESUNTO, João Miguel Onofre - O ideário de contentor e o espectro da performance : video, fotografia, desenho, objectos e instalação na obra de João Onofre. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/80647-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/80647-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arte contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractApresentada no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, ao abrigo do regime especial (Art.º 31.º, alínea 2-b, do Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro), a presente tese reúne o meu corpo de trabalho dos últimos vinte anos, propondo a sua leitura a partir de dois eixos conceptuais: o ideário de contentor e a performance como espectro. A tese está dividida em quatro capítulos, cada um deles correspondendo a um medium: 1. Desenho, 2. Fotografia, 3. Vídeo, 4. Objectos e Instalação. Estes capítulos são precedidos por um Preâmbulo, simultaneamente enunciado das obras a apresentar e apresentação dos conceitos fundamentais que as informam: acção, aleatoriedade, apropriação, auto-reflexividade, delegação, duração, event score, fracasso, guião conceptual, linguagem, performance, repetição e tautologia. O objectivo é problematizar as obras — em cada medium apresentadas por ordem cronológica de modo a garantir uma neutralidade não-hierárquica — no quadro produtivo em que se inscreve cada uma delas, ao mesmo tempo revelando o(s) processo(s) criativo(s) que põem em contacto os diferentes media, nesse contacto residindo o seu fundo conceptual e operativo. Assente numa estrutura rizomática de referências autorais e de conceitos remissivos apresentados nas suas margens laterais, o documento exponencia as possibilidades de leitura das obras, quer individualmente, quer no âmbito do medium em que elas se inserem, quer ainda no contexto geral do corpo de trabalho. É no compromisso desses três níveis de aproximação que cabe ao leitor estabelecer os contágios que indicam pistas de leitura, sabendo que — e essa é a função maior do Posfácio — os eixos conceptuais que as orientam se prolongam nas obras que excedem o período temporal aqui analisado.pt
dc.description.abstractPresented to the Colégio das Artes da Universidade de Coimbra under the special regime (Article 31, 2-b, of Decree-Law 230/2009 of September 14th), this thesis gathers my work from the last twenty years around a conceptual framework based on two core notions: o ideário do contentor e a performance como espectro. This thesis is divided into four chapters, each one corresponding to a medium: 1. Drawing, 2. Photography, 3. Video, 4. Objects and Installation. These chapters are preceded by a Preamble which simultaneously introduces the artworks and the key concepts to understand them: action, indeterminacy, appropriation, self-reflexivity, delegation, duration, event score, failure, conceptual script, language, performance, repetition and tautology. The aim is to confront the artworks — presented in chronological order in order to assure a non-hierarchical neutrality — within the creative frame that inscribes each one, and furthermore to reveal the creative process(es) linking the different media, there residing its operative and conceptual basis. Built on a rhizomatic structure of authors and concepts, displayed at the border of the pages, this document expands the possibilities of comprehension of the artworks not only individually, but in the context of their medium and in the general context of the work. Negotiating between these three levels of understanding, the reader must establish the links that function as reading cues, while being aware that the conceptual axis which guide them go beyond the time span of this study.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectapropriaçãopt
dc.subjectcontentorpt
dc.subjectguião conceptualpt
dc.subjectperformancept
dc.subjectvídeopt
dc.subjectappropriationpt
dc.subjectcontainerpt
dc.subjectconceptual scriptpt
dc.subjectperformancept
dc.subjectvideopt
dc.titleO ideário de contentor e o espectro da performance. Video, fotografia, desenho, objectos e instalação na obra de João Onofrept
dc.typedoctoralThesis-
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2020-07-17*
dc.date.periodoembargo730pt
dc.identifier.tid101572050-
dc.subject.fosArte contemporâneapt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameDoutoramento em Arte Contemporâneapt
thesis.degree.grantorUnit0509::Universidade de Coimbra - Colégio das Artes-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo730-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
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