Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/80351
Título: Educational inequalities and literacy
Outros títulos: Desigualdades educacionais e letramento
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Azevedo, Cleomar 
Palavras-chave: Literacy; Educational inequalities; Ethnic-racial relations; Letramento; Desigualdades educacionais; Relações étnico-raciais
Data: 2018
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação e Pesquisa
Volume: 44
Local de edição ou do evento: São Paulo
Resumo: The purpose of this study is to review the scientific productions associated with literacy that have been published in indexed articles in two periodical portals, namely: PePSIC and LILACS. The bibliographical search was conducted by electronic means amidst indexed scientific productions, whose descriptor letramento (literacy, in Portuguese) were part of the title; it includes articles published in Brazil from 1995 through 2015. Data provided material to prepare worksheets that facilitated to systematize the information collected from the bibliography on literacy by means of electronic search. The proposal was to apprehend which topics and areas of knowledge have most frequently occupied such publications. Thus, the concepts of literacy, educational inequalities and ethnic-racial relations were discussed. Theoretical framework utilized was from contemporary authors working on these subjects, in addition to Thompson´s depth hermeneutics (DH), a methodological reference. Results show that the journals were mainly from the areas of Education, Psychology, Geriatrics, Nutrition Science, and Nephrology, with a highlight to the following topics on literacy: school context (children, young people, and teachers), inclusive education in the educational environment and outside of it (older people), literacy in health (hospitals), and digital literacy. However, there was no focus on social inequalities, especially those connected with ethnicity/race. Future studies on literacy should be more comprehensive, especially in regard of the Blacks and Indians in Brazilian society.
O objetivo deste estudo é revisar as produções científicas referentes a letramento que foram publicadas em artigos indexados em dois portais de periódicos, a saber: PePSIC e LILACS. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de busca eletrônica das publicações científicas indexadas, em cujo título constasse o descritor letramento, e abrange os artigos publicados no Brasil no período de 1995 a 2015. Os dados subsidiaram a elaboração de planilhas que facilitaram a sistematização das informações coletadas da bibliografia sobre letramento por meio de busca eletrônica. A proposta foi apreender quais assuntos e áreas do conhecimento têm ocupado com maior frequência essas publicações. Desse modo, discutiu-se o conceito de letramento, desigualdades educacionais e relações étnico-raciais. Adotaram-se aportes teóricos de autores contemporâneos sobre a temática, além da perspectiva da hermenêutica de profundidade (HP), de Thompson, como referencial metodológico. Os resultados indicam que as revistas foram principalmente das áreas de Educação, Psicologia, Geriatria, Ciências da Nutrição e Nefrologia, dando ênfase aos seguintes assuntos sobre letramento: contexto escolar (crianças, jovens e docentes), educação inclusiva no ambiente educacional e fora dele (idosos), letramento em saúde (hospitais) e letramento digital. Porém, não houve foco para as desigualdades sociais, em particular as ligadas às relações étnico-raciais. Indica-se que futuros estudos sobre letramento possam ser mais amplos, especialmente no que concerne à população negra e indígena na sociedade brasileira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/80351
ISSN: 1517-9702
1678-4634
DOI: 10.1590/s1678-4634201844171299
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Educational inequalities and literacy.pdf232.51 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

338
Visto em 9/abr/2024

Downloads

121
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons