Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79373
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Rooney Figueiredo-
dc.date.accessioned2018-05-17T16:47:14Z-
dc.date.available2018-05-17T16:47:14Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.issn1518-3394pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/79373-
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo apresenta alguns contributos para a descodificação e interpretação das plantas representadas na coleção de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para tanto, procedeu-se a utilização do método Panofsky de análise iconográfica e iconológica, resultando num mapeamento das plantas representadas em cinco pinturas da coleção. As cinco obras analisadas foram selecionadas respeitando um conjunto de critérios que possibilitassem uma leitura uniformizada, naturalmente considerando os aspectos técnico-estilísticos, mas predominando na observação o caráter simbólico-iconográfico dos elementos representados na pintura. Por fim, procedeu-se a preparação de um “quadro de síntese conceitual”, reunindo, classificando e relacionando as plantas representadas, seus significados simbólicos e as referências iconográficas e/ou bíblicas que sustentam esta interpretação como paradigmas de sua simbólica. PALAVRAS-CHAVE: Simbologia das Plantas. Iconografia e Iconologia. Museu Nacional de Machado de Castro.pt
dc.description.abstractABSTRACT: This article presents some contributions for the decoding and interpretation of plants represented in the collection of Portuguese painting from the 16th and 17th centuries of the permanent exhibition of the National Museum of Machado de Castro in Coimbra. For that, Panofsky method of iconographic and iconological analysis was used, resulting in a mapping of the plants represented in five paintings in the collection. The works analyzed were selected, respecting a set of criteria that allowed a standardized reading, naturally considering the technical-stylistic aspects, but prevailing the observation of the symbolic-iconographic character of the elements represented in the painting. Finally, a "conceptual synthesis table" was prepared, gathering, classifying and relating the represented plants, their symbolic meanings and the iconographic and/or biblical references that support this interpretation as paradigms of their symbolism. KEY-WORDS: Plant Symbolism. Iconography and Iconology. National Museum of Machado de Castro.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de História (CERES)pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectSimbologia das Plantaspt
dc.subjectIconografia e Iconologiapt
dc.subjectMuseu Nacional de Machado de Castropt
dc.titleAs plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbrapt
dc.title.alternativeThe symbolism of plants in Portuguese Sacred Art in the 16th and 17th centuries: overlooking the collection of the National Museum of Machado de Castro in Coimbrapt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage310pt
degois.publication.lastPage332pt
degois.publication.issue39pt
degois.publication.locationNatal/RN, Brasilpt
degois.publication.titleMneme - Revista de Humanidadespt
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738pt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume17pt
dc.date.embargo2016-07-01*
dc.date.periodoembargo0pt
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-2787-5689-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

335
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

803
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons