Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/750
Title: | De Ítaca a Dublin: Ulisses, ou a Odisseia da palavra | Authors: | Cardoso, Abílio Manuel Hernandez Ventura | Keywords: | Literatura Inglesa | Issue Date: | 24-Mar-1992 | Citation: | CARDOSO, Abílio Hernandez - De Ítaca a Dublin: Ulisses, ou a Odisseia da palavra. Coimbra, 1992. | Abstract: | A dissertação procura analisar Ulysses, de James Joyce, como um texto heterogéneo, um tecido de escritas múltiplas, que vai produzindo sentidos plurais e até contraditórios na relação dialógica que estabelece com os textos que nele se entrecruzam. Concebida como um acto simultaneamente crítico e lúdico, este estudo de Ulysses procura lê-lo com a consciência de que, ao mesmo tempo que lê o texto joyciano, toda a teoria é lida pelo próprio texto. Começando por agir no interior da grande tradição da ficção narrativa, Ulysses constrói-se como uma forma inovadora dessa mesma tradição e abre o caminho para um novo modo transgenérico de ficção. Fá-lo através da redefinição do próprio conceito de ficção, subvertendo os ingredientes do modo narrativo e invertendo a hierarquia dos elementos ficcionais. Politrópico como o herói da Odisseia de Homero, o Ulysses de Joyce reitera o épico grego para - numa longa e fascinante odisseia da palavra que tem Ítaca e Dublin como os dois principais pontos de referência- construir o grande texto narrativo moderno. Detectar os sinais e analisar os sentidos dessa reiteração é compreender como a própria epopeia homérica e o corpus literário que inspirou acabam por se transformar em factores intrínsecos ao texto de Joyce e por constituir um dos elementos essenciais do seu funcionamento. | Description: | Tese de doutoramento em Letras (Literatura Inglesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/750 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.