Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/733
Title: O naturalismo na Península Ibérica : Eça de Queirós e Leopoldo Alas "Clarín"
Other Titles: Naturalism in the Iberian Peninsula : Eça de Queirós and Leopoldo Alas "Clarín"
Authors: Lourenço, António Apolinário Caetano da Silva 
Orientador: Reis, Carlos António Alves dos
Keywords: Literatura Comparada; Línguas e Literaturas Modernas
Issue Date: 29-Jul-2004
Citation: LOURENÇO, António Apolinário - O naturalismo na Península Ibérica : Eça de Queirós e Leopoldo Alas "Clarín". Coimbra, 2004.
Abstract: O objectivo central deste trabalho académico é o estudo da recepção do Naturalismo françês nas literaturas portuguesas e espanhola do último quarto do século XIX, com particular incidência nas obras de dois dos seus autores mais representativos: Eça de Queirós e Leopoldo Alas "Clarín". Trata-se, na verdade, de dois escritores com formação literária idêntica, pois o "provinciano universal " leu e aprendeu com os mesmos autores que interessaram ao cônsul cosmopolita. No entanto, as obras dos dois romancistas e a sua recepção reflectem também as subtis divergências igualmente existentes entre o Naturalismo português e o Naturalismo espanhol, que podemos sobretudo relacionar com o acolhimento mais célere da estética naturalista em Portugal e a diferente projecção que teve nos dois países a ideologia positivista. Além disso, Clarín e vários outros escritores espanhóis da mesma época foram também leitores de Eça. É, de facto, absolutamentre indiscutível que, apesar de não ser o romancista português a principal referência arquitextual de Clarín, Galdós ou Pardo Bazán, vários romances oitocentistas espanhóis (como La Regenta ou Los pazos de Ulloa) não existiriam exactamente como os conhecemos sem a decisiva e benéfica influência de Eça de Queirós.
Description: Tese de doutoramento em Letras, área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Comparada) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/733
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Tradução - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

1,266
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.