Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/698
Título: A aprendizagem da cidadania: contributo para a definição da cultura política vintista
Autor: Vargues, Isabel Maria Guerreiro Nobre 
Palavras-chave: História Moderna e Contemporânea
Data: 17-Fev-1994
Citação: VARGUES, Isabel Nobre - A aprendizagem da cidadania: contributo para a definição da cultura política vintista. Coimbra, 1993.
Resumo: Em 1820 teve início em Portugal uma revolução legal e administrativa que foi ditada pela implantação do liberalismo, através sobretudo das suas novas práticas políticas parlamentares e constitucionais e, fundamentalmente, pelo exercício efectivo da cidadania. O objectivo do presente trabalho foi o de contribuir para o estudo do complexo movimento da implantação do liberalismo e do constitucionalismo em Portugal através de um novo ângulo: A definição da cultura política vintista. Inegavelmente foi essa cultura política que definiu melhor a nossa identidade nacional ao permitir a emergência de uma nova consciência de cidadania. Iniciamos assim uma reflexão sobre o impacto das Luzes e da Revolução em Portugal e o seu acasalamento com uma linha de acção reformista o que deu origem a um movimento que, sendo simultaneamente revolucionário e regenerador, permitiu a emergência de uma nova cultura política — a liberal. Em seguida, analisamos a cultura política vintista através dos seus conceitos e práticas, textos e discursos e imagens e símbolos. Por fim, anexámos vários quadros porque os consideramos um importante material de suporte a esta investigação. Com o nosso estudo procuramos mostrar como o liberalismo vintista foi uma ruptura com o passado. Invocaram-se desde então, princípios políticos novos, originalmente transmitidos em fórmulas características de uma cultura política, pela primeira vez em Portugal, assente na liberdade. E a partir de 1820, a nova dimensão da liberdade iniciou-se justamente pela aprendizagem do ser cidadão.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/698
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

620
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.