Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/616
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dc.contributor.advisorCaetano, Lucília de Jesus-
dc.contributor.advisorSalgueiro, Teresa Barata-
dc.contributor.authorSantos, Norberto Nuno Pinto dos-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:00:16Z-
dc.date.available2008-12-05T15:00:16Z-
dc.date.issued1999-05-18en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Norberto Pinto dos - A sociedade de consumo e os espaços vividos pelas famílias : a dualidade dos espaços, a "turbulência" dos percursos e a identidade social. Coimbra, 1998.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/616-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras, na área de Geografia (Geografia Humana) pela Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractA relação entre o consumidor e os seus espaços de vivência quotidiana (família, vizinhança, comunidade, grupos de sociabilidade, trabalho), concretizada em percursos, em dualidades e em identidades, surge no centro da análise. Confrontado com tendências que resultam de um entrecruzar de orientações globais e realidades locais, o consumidor contemporâneo - influenciado, também por importantes modificações dos papéis sexuais no trabalho e fora dele, afectado por uma revolução de costumes, dependente de estilos de vida assentes na inovação tecnológica e na procura da identidade, limitado pela insegurança no emprego, subordinado à sociedade informacional, mas, mais do que nunca, pronto a assumir novas experiências - é, neste período tardio da modernidade, o objecto de estudo deste trabalho. A investigação centra-se em Coimbra (cidade e concelho), que surge como modelo de organização espacial urbana fora das áreas metropolitanas do País. Sendo capaz de fornecer à população uma parte significativa dos bens e serviços oferecidos por aquelas, mantém fundadas expectativas de qualidade de vida sustentadas pelos níveis de conforto dos lugares de residência, pelas características das relações sócio-familiares, por boas acessibilidades gerais e específicas. O aparelho comercial e de serviços surge, aqui, como uma estrutura para a acção de uma população que vê no consumo um meio de libertação : para uns, pela possibilidade de acesso a um mercado genérico de bens e serviços em constante crescimento ; para outros, pela possibilidade de se demarcarem, escapando-lhe.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectGeografiaen_US
dc.subjectGeografia socialen_US
dc.subjectComportamento dos consumidores-
dc.titleA sociedade de consumo e os espaços vividos pelas famílias : a dualidade dos espaços, a "turbulência" dos percursos e a identidade socialen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.author.orcid0000-0003-1752-9990-
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento
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