Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/616
Title: A sociedade de consumo e os espaços vividos pelas famílias : a dualidade dos espaços, a "turbulência" dos percursos e a identidade social
Authors: Santos, Norberto Nuno Pinto dos 
Orientador: Caetano, Lucília de Jesus
Salgueiro, Teresa Barata
Keywords: Geografia; Geografia social; Comportamento dos consumidores
Issue Date: 18-May-1999
Citation: SANTOS, Norberto Pinto dos - A sociedade de consumo e os espaços vividos pelas famílias : a dualidade dos espaços, a "turbulência" dos percursos e a identidade social. Coimbra, 1998.
Abstract: A relação entre o consumidor e os seus espaços de vivência quotidiana (família, vizinhança, comunidade, grupos de sociabilidade, trabalho), concretizada em percursos, em dualidades e em identidades, surge no centro da análise. Confrontado com tendências que resultam de um entrecruzar de orientações globais e realidades locais, o consumidor contemporâneo - influenciado, também por importantes modificações dos papéis sexuais no trabalho e fora dele, afectado por uma revolução de costumes, dependente de estilos de vida assentes na inovação tecnológica e na procura da identidade, limitado pela insegurança no emprego, subordinado à sociedade informacional, mas, mais do que nunca, pronto a assumir novas experiências - é, neste período tardio da modernidade, o objecto de estudo deste trabalho. A investigação centra-se em Coimbra (cidade e concelho), que surge como modelo de organização espacial urbana fora das áreas metropolitanas do País. Sendo capaz de fornecer à população uma parte significativa dos bens e serviços oferecidos por aquelas, mantém fundadas expectativas de qualidade de vida sustentadas pelos níveis de conforto dos lugares de residência, pelas características das relações sócio-familiares, por boas acessibilidades gerais e específicas. O aparelho comercial e de serviços surge, aqui, como uma estrutura para a acção de uma população que vê no consumo um meio de libertação : para uns, pela possibilidade de acesso a um mercado genérico de bens e serviços em constante crescimento ; para outros, pela possibilidade de se demarcarem, escapando-lhe.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Geografia (Geografia Humana) pela Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/616
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento

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