Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/590
Title: O comércio da literatura : mercado & representação
Authors: Portela, Manuel José de Freitas 
Orientador: Kayman, Martin A.
Keywords: Cultura Inglesa; História do livro -- Grã-Bretanha -- séc.17-18
Issue Date: 6-Apr-2001
Citation: PORTELA, Manuel - O comércio da literatura : mercado & representação. Coimbra, 2000.
Abstract: O Comércio da Literatura: Mercado e Representação é um estudo da cultura impressa em Inglaterra, centrado no período crucial da formação do mercado literário. A Parte I, “Teorias da Cultura e Histórias do Livro”, caracteriza intersecções disciplinares e transformações epistemológicas que contribuíram para o estudo integrado da economia externa e interna das mercadorias literárias. A Parte II, “Mercado Literário em Inglaterra”, descreve a constituição do mercado, que decorre da tecnologia tipográfica e da comercialização dos textos impressos. A regulação interna do sector, o crescimento do consumo literário, o desenvolvimento do teatro, do periódico e do romance, a definição jurídica da propriedade literária e a profissionalização de autores e autoras são aspectos essenciais da mercantilização da escrita. A Parte III, “Representações do Mercado Literário”, analisa múltiplas figurações dos agentes e práticas do comércio das letras, em diversos géneros, entre o último quartel do século XVII e o último quartel do século XVIII.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas (Cultura Inglesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/590
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

680
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.