Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/590
Title: O comércio da literatura : mercado & representação
Authors: Portela, Manuel José de Freitas 
Orientador: Kayman, Martin A.
Keywords: Cultura Inglesa; História do livro -- Grã-Bretanha -- séc.17-18
Issue Date: 6-Apr-2001
Citation: PORTELA, Manuel - O comércio da literatura : mercado & representação. Coimbra, 2000.
Abstract: O Comércio da Literatura: Mercado e Representação é um estudo da cultura impressa em Inglaterra, centrado no período crucial da formação do mercado literário. A Parte I, “Teorias da Cultura e Histórias do Livro”, caracteriza intersecções disciplinares e transformações epistemológicas que contribuíram para o estudo integrado da economia externa e interna das mercadorias literárias. A Parte II, “Mercado Literário em Inglaterra”, descreve a constituição do mercado, que decorre da tecnologia tipográfica e da comercialização dos textos impressos. A regulação interna do sector, o crescimento do consumo literário, o desenvolvimento do teatro, do periódico e do romance, a definição jurídica da propriedade literária e a profissionalização de autores e autoras são aspectos essenciais da mercantilização da escrita. A Parte III, “Representações do Mercado Literário”, analisa múltiplas figurações dos agentes e práticas do comércio das letras, em diversos géneros, entre o último quartel do século XVII e o último quartel do século XVIII.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas (Cultura Inglesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/590
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.