Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/586
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dc.contributor.advisorDoderer, Gerhard-
dc.contributor.advisorPinho, Sebastião Tavares de-
dc.contributor.authorMonteiro, Maria do Amparo Carvas-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:02:07Z-
dc.date.available2008-12-05T15:02:07Z-
dc.date.issued2003-06-16en_US
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria do Amparo Carvas - Da música na Universidade de Coimbra : 1537-2002. Coimbra, 2002.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/586-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras, na área das Ciências Musicais (Ciências Musicais Históricas) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra-
dc.description.abstractA presente dissertação, de natureza cronotópica e estrutural, incide sobre o estudo da evolução normativa (estatutária e outras regulamentações), em que assentou a relação intrínseca entre a cadeira de Música da Universidade de Coimbra, a Real Capela de S. Miguel e a instituição universitária propriamente dita, com os Colégios que a integraram e que com ela, constituíram um centro de ciência e cultura musical, disputando o prestígio que anteriormente pertencera, nesta cidade, apenas ao Mosteiro de Santa Cruz e à Sé Catedral. Com base no referido estudo normativo-estatutário, ficou demonstrado que a cadeira de Música existiu continuadamente na Universidade de Coimbra, desde a reforma de D. João III até ao início do século XX, dando lugar, já no fim da segunda década, à cadeira de História da Música e, mais tarde, às Ciências Musicais. Por outro lado, foi posta em evidência a importância do seu ensino, através do paralelismo entre a Capela da Universidade e a cadeira de Música com os seus lentes, na dupla função de Lente da cadeira de Música e de Mestre da Capela. No âmbito desta, foi aprofundado o estudo dos órgãos e concretizada a datação e a identificação do organeiro que construiu o instrumento actual, e de outros artífices que trabalharam nele e na sua caixa. A existência da cadeira foi demonstrada, através da referida regulamentação e da concreta prova do seu ensino, evidenciada na reconstituição dos elos da corrente dos lentes que ora se apresentam pela primeira vez na sua totalidade e cronologicamente sequenciados. Para um melhor enquadramento da reforma operada por D. João III, procedeu-se a uma abordagem sumária de alguns aspectos que a antecederam, desde a fundação do Estudo Geral, mormente a presença da música nas universidades portuguesa e salmanticense, no período medievo, e o culto da música na corte portuguesa quatrocentista, factores subjacentes à continuidade do seu ensino após a transferência definitiva para Coimbra. O trabalho apresenta-se em dois volumes: o primeiro dividido em cinco capítulos, e o segundo constituído pelo Apêndice Documental com transcrições e cópias de manuscritos. Um estudo específico sobre a presença da música na Universidade de Coimbra, durante o período que delimitámos, não estava disponível até aos nossos dias.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectCiências Musicais Históricasen_US
dc.subjectCiências Musicaisen_US
dc.titleDa música na Universidade de Coimbra : 1537-2002en_US
dc.title.alternativeMusic at the University of Coimbra (1537-2002)en
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCIEC – Interuniversitary Centre for Camonian Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-2113-9840-
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento
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