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https://hdl.handle.net/10316/586
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Doderer, Gerhard | - |
dc.contributor.advisor | Pinho, Sebastião Tavares de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Maria do Amparo Carvas | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T15:02:07Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T15:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2003-06-16 | en_US |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Maria do Amparo Carvas - Da música na Universidade de Coimbra : 1537-2002. Coimbra, 2002. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/586 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Letras, na área das Ciências Musicais (Ciências Musicais Históricas) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação, de natureza cronotópica e estrutural, incide sobre o estudo da evolução normativa (estatutária e outras regulamentações), em que assentou a relação intrínseca entre a cadeira de Música da Universidade de Coimbra, a Real Capela de S. Miguel e a instituição universitária propriamente dita, com os Colégios que a integraram e que com ela, constituíram um centro de ciência e cultura musical, disputando o prestígio que anteriormente pertencera, nesta cidade, apenas ao Mosteiro de Santa Cruz e à Sé Catedral. Com base no referido estudo normativo-estatutário, ficou demonstrado que a cadeira de Música existiu continuadamente na Universidade de Coimbra, desde a reforma de D. João III até ao início do século XX, dando lugar, já no fim da segunda década, à cadeira de História da Música e, mais tarde, às Ciências Musicais. Por outro lado, foi posta em evidência a importância do seu ensino, através do paralelismo entre a Capela da Universidade e a cadeira de Música com os seus lentes, na dupla função de Lente da cadeira de Música e de Mestre da Capela. No âmbito desta, foi aprofundado o estudo dos órgãos e concretizada a datação e a identificação do organeiro que construiu o instrumento actual, e de outros artífices que trabalharam nele e na sua caixa. A existência da cadeira foi demonstrada, através da referida regulamentação e da concreta prova do seu ensino, evidenciada na reconstituição dos elos da corrente dos lentes que ora se apresentam pela primeira vez na sua totalidade e cronologicamente sequenciados. Para um melhor enquadramento da reforma operada por D. João III, procedeu-se a uma abordagem sumária de alguns aspectos que a antecederam, desde a fundação do Estudo Geral, mormente a presença da música nas universidades portuguesa e salmanticense, no período medievo, e o culto da música na corte portuguesa quatrocentista, factores subjacentes à continuidade do seu ensino após a transferência definitiva para Coimbra. O trabalho apresenta-se em dois volumes: o primeiro dividido em cinco capítulos, e o segundo constituído pelo Apêndice Documental com transcrições e cópias de manuscritos. Um estudo específico sobre a presença da música na Universidade de Coimbra, durante o período que delimitámos, não estava disponível até aos nossos dias. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Ciências Musicais Históricas | en_US |
dc.subject | Ciências Musicais | en_US |
dc.title | Da música na Universidade de Coimbra : 1537-2002 | en_US |
dc.title.alternative | Music at the University of Coimbra (1537-2002) | en |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CIEC – Interuniversitary Centre for Camonian Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-2113-9840 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento |
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