Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/512
Title: Pressão oxidativa em lipoproteínas humanas de baixa densidade (LDL): Mecanismos de antioxidação por ácidos fenólicos da dieta
Authors: Laranjinha, João António Nave 
Keywords: Bioquímica (ciências)
Issue Date: 1996
Citation: LARANJINHA, João António Nave - Pressão oxidativa em lipoproteínas humanas de baixa densidade (LDL): Mecanismos de antioxidação por ácidos fenólicos da dieta. Coimbra: ed. aut., 1996. 282 p.
Abstract: A Teoria da oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) explica os mecanismos bioquímicos que estão na génese e desenvolvimento da aterosclerose, a patologia responsável pelo maior número de mortes e incapacidades nos países desenvolvidos. Estuda-se a peroxidação lipídica das LDL e a protecção promovida por ácidos fenólicos de ocorrência generalizada nos produtos vegetais constituintes da dieta humana, nos aspectos mecanísticos da dinâmica da oxidação/antioxidação e não apenas nos aspectos meramente fenomenológicos. Discutem-se as relações estrutura-actividade e os mecanismos bioquímicos que sustentam a actividade antioxidante, em diversas condições oxidantes. Tentativamente, infere-se acerca da estrutura química e potencial toxicológico dos produtos formados no decurso da reacção de antioxidação. Os resultados estão organizados em três capítulos. No primeiro, desenvolveu-se e validou-se um modelo cujas características, incluindo um sistema de oxidação a velocidade controlável, radicais definidos e alvos sensíveis, permite a avaliação quantitativa rápida e fácil da oxidação e constitui um ensaio de pesquisa de antioxidantes das LDL. Paralelamente, confirmou-se que a oxidação dos lípidos da lipoproteína decorre por um mecanismo em cadeia mediado por radicais livres. No segundo capítulo, estuda-se a actividade antioxidante dos ácidos fenólicos face à oxidação das LDL iniciada por um oxidante fisiologicamente relevante no contexto da aterosclerose, a ferrilmioglobina. O terceiro capítulo documenta reacções químicas entre os ácidos fenólicos e o a-tocoferol endógeno às LDL e consequências bioquímicas na perspectiva da peroxidação lipídica. Os três capítulos experimentais são precedidos por dois capítulos introdutórios em que, no primeiro, se desenvolvem os mecanismos de toxicidade do oxigénio e mecanismos de destoxificação, permitindo, assim, o enquadramento teórico da maioria das reacções e mecanismos bioquímicos discutidos subsequentemente nos capítulos experimentais e, no segundo, se enuncia a teoria da oxidação das LDL, focalizando o interesse do trabalho. No último capítulo, o número 6, relatam-se as conclusões gerais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/512
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

216
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.