Title: Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português
Other Titles: Accessibility, labour mobility and productivity convergence – an analysis of the Portuguese case
Authors: Lopes, Luís Miguel Peres 
Keywords: Teoria Económica e Economia Internacional
Issue Date: 17-Mar-2006
Citation: LOPES, Luís Peres - Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português. Coimbra, 2005.
Abstract: Nesta tese, e para a situação portuguesa, pretendemos avaliar o grau de acessibilidade económica das regiões, os efeitos da mobilidade do trabalho, da acumulação de capital e das interacções entre as empresas sobre a convergência da produtividade do trabalho, a nível regional e nacional. Começamos por analisar os quadros teóricos dos efeitos da aglomeração e das relações entre a aglomeração e o crescimento e estudar os efeitos dos custos de transacção, determinantes para a localização das actividades e uma das variáveis de política económica. Para tal, tomámos como modelo de referência o de Martin e Ottaviano, em que estes introduzem um mecanismo de causalidade cumulativa através de ligações pelo crescimento. No terceiro capítulo, desenvolvemos a análise do conceito de custos de transporte e o de efeito fronteira para estimar a elasticidade dos custos de transporte relativamente à distância percorrida de todos os produtos transaccionados, considerando a hipótese da existência de um efeito fronteira. No quarto capítulo, apresentamos uma análise do processo de convergência regional da produtividade do trabalho e procuramos determinar se é explicável pela nova geografia económica ou, alternativamente, pela teoria neoclássica. No quinto capítulo, completamos o estudo do processo de convergência com a análise, numa perspectiva comparativa com a Espanha e a França, de duas expressões de competitividade, o nível de produtividade relativa do trabalho e o nível de preços relativos. Para tal, utilizaremos o método da indústria de origem para estimar uma taxa de câmbio que permita converter a produção e a produtividade para uma moeda comum, baseado na comparação de preços no produtor por ramo. Por último, tendo em conta a análise teórica e os resultados empíricos obtidos, procuramos fazer a sua leitura integrada.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Teoria Económica e Economia Internacional) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/491
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.