Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/491
Title: Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português
Other Titles: Accessibility, labour mobility and productivity convergence – an analysis of the Portuguese case
Authors: Lopes, Luís Miguel Peres 
Keywords: Teoria Económica e Economia Internacional
Issue Date: 17-Mar-2006
Citation: LOPES, Luís Peres - Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português. Coimbra, 2005.
Abstract: Nesta tese, e para a situação portuguesa, pretendemos avaliar o grau de acessibilidade económica das regiões, os efeitos da mobilidade do trabalho, da acumulação de capital e das interacções entre as empresas sobre a convergência da produtividade do trabalho, a nível regional e nacional. Começamos por analisar os quadros teóricos dos efeitos da aglomeração e das relações entre a aglomeração e o crescimento e estudar os efeitos dos custos de transacção, determinantes para a localização das actividades e uma das variáveis de política económica. Para tal, tomámos como modelo de referência o de Martin e Ottaviano, em que estes introduzem um mecanismo de causalidade cumulativa através de ligações pelo crescimento. No terceiro capítulo, desenvolvemos a análise do conceito de custos de transporte e o de efeito fronteira para estimar a elasticidade dos custos de transporte relativamente à distância percorrida de todos os produtos transaccionados, considerando a hipótese da existência de um efeito fronteira. No quarto capítulo, apresentamos uma análise do processo de convergência regional da produtividade do trabalho e procuramos determinar se é explicável pela nova geografia económica ou, alternativamente, pela teoria neoclássica. No quinto capítulo, completamos o estudo do processo de convergência com a análise, numa perspectiva comparativa com a Espanha e a França, de duas expressões de competitividade, o nível de produtividade relativa do trabalho e o nível de preços relativos. Para tal, utilizaremos o método da indústria de origem para estimar uma taxa de câmbio que permita converter a produção e a produtividade para uma moeda comum, baseado na comparação de preços no produtor por ramo. Por último, tendo em conta a análise teórica e os resultados empíricos obtidos, procuramos fazer a sua leitura integrada.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Teoria Económica e Economia Internacional) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/491
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

558
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.