Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Drª Mª Alice Gouveia, junto da turma do 7ºF no ano letivo de 2016-2017 : perceções e reações dos professores a comportamentos de indisciplina de maior gravidade na Escola Básica 2-3 Drª Maria Alice Gouveia
Authors: Mendes, Nuno Serra e Moura Pacheco 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física
Issue Date: 2017
Abstract: O Relatório de Estágio é marcado pelo término de mais uma etapa académica. O presente documento é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Básica 2.3 Dr.ª Maria Alice Gouveia do agrupamento de escolas Coimbra Sul, junto da turma F, do 7º ano. O relatório final de estágio é pautado por uma reflexão geral e crítica do processo pedagógico desenvolvido durante o presente ano letivo (2016/2017). Este encontra-se estruturado em duas partes centrais: a primeira refere-se à contextualização da prática, à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, à análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do Estágio Pedagógico, e a análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do estágio pedagógico. Já a segunda parte central do relatório, apresenta o estudo caso desenvolvido ao longo do ano letivo denominado de “Perceções e Reações dos professores a comportamentos de indisciplina de maior gravidade, na escola Básica 2/3 Dr.ª Maria Alice Gouveia”. Ao nível dos resultados do estudo de caso verificou-se que na sua maioria os professores percecionam os comportamentos de indisciplina de 3º nível como “muitos graves” e que por norma ao reagirem a estes “nunca – às vezes” o ignoram. The Teacher Training Report is marked by the end of another academic stage. This document is alluding to the Teacher Training stage carried out in the Basic School 2.3 Dr. Maria Alice Gouveia, wich is part of Coimbra Sul's School group, next to the class F of the 7th grade. The final Teacher Training Report is based on a general and critical reflection of the pedagogical process developed during the current school year (2016/2017). This document is structured in two main parts: the first refers to the contextualization of practice, reflexive analysis on pedagogical practice, reflexive analysis of the curricular areas that are part of the Teacher Training stage, and the reflexive analysis of the curricular areas that are also part of the Teacher Training stage. The second part of the report presents the case study developed during the school year called the “Perceptions and Reactions of teachers in relation to behaviors of indiscipline of greater severity, in Basic School 2/3 Drª. Maria Alice Gouveia”. Refering to the results of the case study it was verified that most teachers perceive the 3rd level behaviors of indiscipline as "very serious" and that as standard when reacting to these they "never - sometimes" ignore it.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/47676
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1617_NunoPacheco.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.