Title: Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas
Authors: Soares, Andreia 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Canavarro, José 
Keywords: adaptação; ensino superior; estruturas de apoio ao aluno; sucesso académico; transição
Issue Date: 2015
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Não obstante as importantes transformações operadas nas instituições portuguesas de ensino terciário, desde os últimos anos do Estado Novo, e os esforços para cumprir a exigente missão de preparação dos seus estudantes para os desafios da Europa do Conhecimento, diversos indicadores colocam o ensino superior nacional por agora longe de um sistema de ensino que se pretende inclusivo, diferenciado e de grande qualidade. A investigação nacional sobre o sucesso académico e o processo de transição e adaptação ao ensino superior, centrada na compreensão destes fenómenos e subsequente planeamento/aplicação de intervenções neste âmbito, tem sido um bom auxílio à persecução das pretensões anteriores. Neste artigo de revisão abordar-se-ão estes complexos fenómenos, enfatizando as perspetivas adotadas e os resultados alcançados na investigação mais recente, bem como as respostas que as instituições nacionais de ensino terciário têm desenvolvido no sentido de promover o sucesso académico que, na sua aceção mais ampla, inclui um processo de transição e adaptação bem-sucedido.
Description: Soares, Andreia M; Pinheiro, Maria R. M; Canavarro, José M. A. P. 2015. "Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas", Psychologica 2, 58: 97 - 116. doi: 10.14195/1647-8606_582_6
URI: http://hdl.handle.net/10316/47242
DOI: 10.14195/1647-8606_582_6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 Soares Pinheiro Canavarro.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.