Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47233
Title: Estudo das propriedades psicométricas da Versão Experimental Portuguesa do Questionário de Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R)
Authors: Almiro, Pedro Armelim 
Simões, Mário Rodrigues 
Keywords: versão experimental portuguesa do EPQ-R, Hans Eysenck, avaliação da personalidade, teoria clássica dos testes, teoria da resposta ao item
Issue Date: Jan-2016
Publisher: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/37970/2007/PT 
Serial title, monograph or event: Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica
Volume: 41
Abstract: Com base no Modelo P-E-N, o Questionário de Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R; S. Eysenck, H. Eysenck, & Barrett, 1985) avalia as três dimensões fundamentais da personalidade: Psicoticismo (P), Extroversão (E) e Neuroticismo (N). Este instrumento inclui também a escala L (Lie), que consiste numa escala de Mentira/Desejabilidade Social. No presente artigo, serão apresentados os resultados dos estudos psicométricos da Versão Experimental Portuguesa do EPQ-R (Almiro & M.R. Simões, 2007) obtidos numa amostra de 671 participantes. Estes estudos incluem: exame da precisão (método da consistência interna e teste-reteste); exame da validade de constructo (análise em componentes principais) e da validade concorrente (utilizando os resultados no BDI, STAI e BSI como critério de validação externo); e exame da qualidade dos itens (ajuste, precisão, validade) com recurso ao Modelo de Rasch. Os resultados evidenciaram a adequabilidade e as boas qualidades psicométricas da Versão Experimental do EPQ-R.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47233
ISSN: 1135-3848
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s) 20

1,084
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

511
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons