Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47087
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dc.contributor.authorCruz, Vera-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Cristina P.-
dc.date.accessioned2018-01-29T16:40:22Z-
dc.date.available2018-01-29T16:40:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/47087-
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo analisar as características da associação entre deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento e maus-tratos na população infanto-juvenil portuguesa, e destacar as respetivas implicações no domínio da educação especial. A amostra é constituída por 198 crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento, que foram vítimas de maus-tratos. A informação foi recolhida através de um questionário, elaborado para este fim, e respondido por psicólogos e assistentes sociais. Em termos dos resultados obtidos, verificou-se que o maltrato misto (associação entre duas ou mais formas de maltrato) foi o mais comum, seguindo-se a negligência. Os agentes de maltrato mais frequentes foram os progenitores. A deteção dos maus-tratos foi efetuada, em regra, na etapa pré-escolar, sendo as suas principais fontes as instituições/serviços que já acompanhavam a família. Foi também detetada uma elevada percentagem de problemas de saúde física e mental, de dependências e de dificuldades de inserção social nos pais destas crianças/adolescentes. A quase generalidade das crianças e famílias beneficiou de alguma intervenção após a sinalização dos maus-tratos. No que respeita a conclusões, e uma vez que os maus-tratos tendem a ocorrer cedo e em famílias com múltiplos fatores de risco, apontam-se estratégias de intervenção familiar e sublinha-se a importância que os programas de intervenção precoce podem revestir. Também se indica o papel que os professores podem desempenhar na deteção dos maus-tratos e realça-se a relevância e a composição dos programas direcionados para o ensino de estratégias de proteção e autodefesa.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMaus-tratos; Abuso; Deficiência; Perturbações do desenvolvimentopor
dc.titleMaus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimentopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage9por
degois.publication.lastPage24por
degois.publication.issue19por
degois.publication.location1por
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educação Especialpor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/s1413-65382013000100002-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0001-9055-9673-
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais
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