Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/47063
Título: Comunicação em Educação Sexual na Escola: Estudo preliminar de validação do Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Professores
Outros títulos: Communication about sex education in schools: Preliminary validation studies the Questionnaire of Communication about Sexual Education in the School – Teacher Version
La communication en éducation sexuelle à l’école: Études préliminaires de validation du Questionnaire de Communication en Éducation Sexuelle – Version Professeurs
Autor: Carvalho, Cristiana 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Pinto Gouveia, José 
Vilar, Duarte 
Palavras-chave: Comunicação, professores, educação sexual, questionário, psicometria; Communication, teachers, sex education, questionnaire, psychometrics; Communication, professeurs, éducation sexuelle, questionnaire, psychométrie
Data: 1-Fev-2016
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (UP)
Projeto: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Referência nº SFRH/BD/75130/2010 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Educação, Sociedade & Culturas
Número: 48
Local de edição ou do evento: Universidade do Porto (UP)
Resumo: Os/as professores/as portugueses têm um papel central na implementação da educação sexual (ES) nas escolas. A abordagem deste tema implica que os/as docentes atuem como facilitadores, utilizando uma comunicação positiva e aberta, capaz de estimular reflexões e debates com os/as alunos/as sobre a sexualidade. Este estudo pretende validar o Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Professores (QCESE-VP) para a população portuguesa. Participaram no estudo 78 professores/as das regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo. Os/as docentes responderam ao QCESE-VP, que é um instrumento de autorresposta composto por duas secções: a primeira constituída por 20 itens e a segunda por 12 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória revelaram que o instrumento apresenta boas características psicométricas, com indicadores de alta consistência interna. A partir de testes estatísticos foi possível identificar diferenças na comunicação dos/as professores/as associadas ao sexo, anos de docência, formação em educação sexual, abordagem da educação sexual com os/as alunos/as. Os resultados sugerem que o QCESE-VP pode ser útil na identificação das necessidades de formação dos/as professores/as em competências e estratégias de comunicação em educação sexual e apoiar a avaliação dos programas nas escolas.
Abstract: Portuguese teachers have a central role in the implementation of sex education in schools. The approach of this theme implies that teachers act as facilitators, using a positive and open communication, being able to stimulate reflection and discussion with students about sexuality. This study aims to validate the Questionnaire of Communication about Sexual Education in the School – Teacher Version (QCSES-TV) for the Portuguese population. Seventy-eight teachers of the Centre, Lisbon and Tagus Valley regions answered the QCSES-TV. The QCSES-TV is a self-report instrument composed by two sections: the first has 20 items and the second 12 items. The results from the exploratory factor analysis revealed that the instrument has good psychometric characteristics, with high internal consistency indicators. From the statistical tests is possible to identify differences in communication of teachers due to gender, years of teaching, training sex education, the sex education approach with students and some of the factors that affect the willingness and readiness of teachers to address sex education. The results suggest that the QCSES-TV can be useful in identifying the teachers’ training needs in communication strategies in sex education and assist the evaluation of programmes in schools.
Résumé: Les professeurs portugais jouent un rôle central dans la mise en place de l’éducation sexuelle(es) en contexte scolaire. L’approche de cette thématique implique que les enseignants agissent comme des facilitateurs en recourant à une communication positive et ouverte permettant de stimuler les réflexions et les débats autour de l’ES avec les élèves. Notre étude prétend valider le Questionnaire de Communication en Education Sexuelle – Version Professeurs (QCESE-VP) destiné à la population portugaise. Soixante-dix-huit professeurs des régions du Centre, de Lisbonne et de Vale do Tejo ont participé à cette recherche. Les enseignants ont répondu au QCESE-VP, un instrument d’auto-évaluation composé de deux sections: la première étant constituée de 20 items et le deuxième de 12. Les résultats obtenus par le biais d’une analyse factorielle exploratoire ont permis de mettre en évidence la qualité des caractéristiques psychométriques de cet instrument et des indicateurs de haute consistance interne. Par le biais de testes statistiques nous avons pu identifier des différences concernant la communication des enseignant/es selon le genre les années d’ancienneté, la formation en éducation sexuelle, l’approche donnée à l’éducation sexuelle avec les élèves et certains facteurs affectant la volonté et la disponibilité des enseignant/es quand il s’agit d’aborder l’éducation sexuelle. Les résultats ont montré que le QCESE-VP est un instrument utile permettant d’identifier les besoins de formation des enseignant/es, notamment en ce qui concerne les stratégies de communication à adopter en éducation sexuelle, et qu’il s’agit d’un instrument important pour orienter l’évaluation des programmes dans les écoles.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47063
ISSN: 0872-7643
Direitos: openAccess
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