Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46444
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Cristina | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lúcio | - |
dc.contributor.author | Costa, Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T16:10:12Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T16:10:12Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1647-032X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46444 | - |
dc.description.abstract | As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na inves4 — | tigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | eLearning, comunidades virtuais | por |
dc.subject | comunicação online | por |
dc.title | Dinâmicas de Interação e Comunicação em E-learning: perceções de estudantes do Ensino Superior | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 3 | por |
degois.publication.lastPage | 22 | por |
degois.publication.issue | 27 | por |
degois.publication.location | Portugal | por |
degois.publication.title | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-9814-1076 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dinamicas de Interacao e Comunicacao.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
616
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
389
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.