Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46395
Título: | Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física | Autor: | Ribeiro, Glória Moreira, J. António |
Palavras-chave: | competências de aprendizagem; Perceção de aprendizagem; Ambientes online | Data: | 2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Informática e Educação: Teoria & Prática | Volume: | 17 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46395 | ISSN: | 1516-084X | DOI: | 10.22456/1982-1654.39255 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percecao de competencias de aprendizagem em ambientes online.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
309
Visto em 24/set/2024
Downloads
175
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.