Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46395
Title: | Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física | Authors: | Ribeiro, Glória Moreira, J. António |
Keywords: | competências de aprendizagem; Perceção de aprendizagem; Ambientes online | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | Informática e Educação: Teoria & Prática | Volume: | 17 | Issue: | 1 | Place of publication or event: | Brasil | Abstract: | Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46395 | ISSN: | 1516-084X | DOI: | 10.22456/1982-1654.39255 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Percecao de competencias de aprendizagem em ambientes online.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
309
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
175
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.