Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46335
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2179-2933
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46335-
dc.description.abstractNeste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetências de Aprendizagempor
dc.subjectAmbientes Virtuaispor
dc.subjectEnsino Fundamental.por
dc.titleAvaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoraspor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage14por
degois.publication.lastPage30por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista de Ensino de Ciências e Engenharia,por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume6por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Avaliacao do Impacto de Ambientes Virtuais.pdf502.82 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

625
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

135
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.