Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46002
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias-
dc.contributor.authorCarvalho, Joaquim Ramos de-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Amélia-
dc.date.accessioned2018-01-12T02:59:10Z-
dc.date.available2018-01-12T02:59:10Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.isbn978-989-8525-30-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46002-
dc.description.abstractConscientes de que hoje é quase impossível excluir a tecnologia das Escolas, sabemos que se torna importante usufruir dos seus benefícios para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que contribuam não só para a aquisição de competências por parte dos alunos, hoje considerados verdadeiros "nativos digitais" mas também para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem cada vez mais motivadoras. No ensino da História, e sendo uma disciplina de alguma complexidade, face às competências cognitivas que lhe estão associadas, é importante criar mecanismos que ajudem os alunos a saber utilizar a informação a que acedem e também a desenvolver competências ao nível da seleção e interpretação dessa mesma informação. Assim, desenvolvemos um estudo para alunos do 9º ano de escolaridade onde o iPad e o iTunesU foram utilizados como estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens. Com base nos questionários e nas notas de campo que fomos realizando ao longo do estudo constatou-se que o dispositivo móvel e os recursos online contribuíram para um diferente tipo de dinamismo e de interatividade, encorajando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes, que conseguem controlar a sua própria aprendizagem procurando a informação conforme necessitam, para além de também fazer assentar a construção do conhecimento não só no trabalho individual mas também através da colaboração entre alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRaciocínio Críticopor
dc.subjectiPadpor
dc.titleDo iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEBpor
dc.typeconferenceObject
degois.publication.firstPage185por
degois.publication.lastPage198por
degois.publication.locationBragapor
degois.publication.titleAtas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
crisitem.author.orcid0000-0003-2325-7098-
crisitem.author.orcid0000-0002-0621-9447-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
do itunesu para as aulas de historia.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

458
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

107
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.