Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46002
Título: | Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB | Autor: | Trindade, Sara Dias Carvalho, Joaquim Ramos de Carvalho, Ana Amélia |
Palavras-chave: | História; Educação; Raciocínio Crítico; iPad | Data: | 2014 | Editora: | Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | Local de edição ou do evento: | Braga | Resumo: | Conscientes de que hoje é quase impossível excluir a tecnologia das Escolas, sabemos que se torna importante usufruir dos seus benefícios para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que contribuam não só para a aquisição de competências por parte dos alunos, hoje considerados verdadeiros "nativos digitais" mas também para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem cada vez mais motivadoras. No ensino da História, e sendo uma disciplina de alguma complexidade, face às competências cognitivas que lhe estão associadas, é importante criar mecanismos que ajudem os alunos a saber utilizar a informação a que acedem e também a desenvolver competências ao nível da seleção e interpretação dessa mesma informação. Assim, desenvolvemos um estudo para alunos do 9º ano de escolaridade onde o iPad e o iTunesU foram utilizados como estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens. Com base nos questionários e nas notas de campo que fomos realizando ao longo do estudo constatou-se que o dispositivo móvel e os recursos online contribuíram para um diferente tipo de dinamismo e de interatividade, encorajando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes, que conseguem controlar a sua própria aprendizagem procurando a informação conforme necessitam, para além de também fazer assentar a construção do conhecimento não só no trabalho individual mas também através da colaboração entre alunos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46002 | ISBN: | 978-989-8525-30-7 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
do itunesu para as aulas de historia.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
458
Visto em 16/abr/2024
Downloads
107
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.