Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46002
Title: | Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB | Authors: | Trindade, Sara Dias Carvalho, Joaquim Ramos de Carvalho, Ana Amélia |
Keywords: | História; Educação; Raciocínio Crítico; iPad | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho | Serial title, monograph or event: | Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | Place of publication or event: | Braga | Abstract: | Conscientes de que hoje é quase impossível excluir a tecnologia das Escolas, sabemos que se torna importante usufruir dos seus benefícios para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que contribuam não só para a aquisição de competências por parte dos alunos, hoje considerados verdadeiros "nativos digitais" mas também para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem cada vez mais motivadoras. No ensino da História, e sendo uma disciplina de alguma complexidade, face às competências cognitivas que lhe estão associadas, é importante criar mecanismos que ajudem os alunos a saber utilizar a informação a que acedem e também a desenvolver competências ao nível da seleção e interpretação dessa mesma informação. Assim, desenvolvemos um estudo para alunos do 9º ano de escolaridade onde o iPad e o iTunesU foram utilizados como estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens. Com base nos questionários e nas notas de campo que fomos realizando ao longo do estudo constatou-se que o dispositivo móvel e os recursos online contribuíram para um diferente tipo de dinamismo e de interatividade, encorajando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes, que conseguem controlar a sua própria aprendizagem procurando a informação conforme necessitam, para além de também fazer assentar a construção do conhecimento não só no trabalho individual mas também através da colaboração entre alunos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46002 | ISBN: | 978-989-8525-30-7 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
do itunesu para as aulas de historia.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
458
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
107
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.