Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45676
Title: O papel das TIC no contexto do Ensino Basico
Authors: Ravasco, Carla 
Brigas, Carlos 
Reis, Carlos Francisco de Sousa 
Fonseca, Cecília 
Mateus, Joaquim 
Cordeiro, U. 
Keywords: Nova tecnoclogias da informação e da comunicação; Ambientes educativos; TIC
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Atas do XII Congresso SPCE: Espaços de reflexão e ação interdisciplinar
Place of publication or event: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
Abstract: As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX, o governo Português promoveu um conjunto diversificado de projetos com a finalidade de promover a integração das TIC nos diferentes níveis de ensino. Todos os projetos partilhavam o objetivo de estimular a utilização das TIC em ambientes educativos, através da formação de professores e alunos, do apoio à aquisição de equipamentos TIC e no desenvolvimento e na disseminação de conteúdos. No contexto da sociedade da informação atual e perante o papel que esta pode assumir na melhoria das práticas educativas, torna-se necessário proceder a uma avaliação correta da importância que as TIC podem assumir na mudança de processos e de práticas educativas. O projeto Abordagens Interativas na Educação que está a ser levado a cabo por investigadores da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, do Instituto Politécnico da Guarda, tem como objetivo avaliar a influência real da utilização das TIC na educação, nomeadamente no que diz respeito ao uso do computador, em geral, e ao Magalhães, em particular, no 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Guarda. Nesse sentido, vamos apresentar um estudo que teve como objetivo avaliar as perceções dos professores e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Guarda, quais os seus hábitos na utilização dos computadores, nomeadamente no que diz respeito ao uso do computador, em geral, e ao computador Magalhães, em particular. O presente estudo ocorreu no período compreendido entre abril de 2012 a junho de 2012. Numa fase preliminar incidiu sobre o desenvolvimento do questionário e a sua validação de conteúdo. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo empírico descritivo a qual permite descrever as características de uma população. O inquérito por questionário foi o instrumento de recolha de dados utilizado na realização deste estudo. Dos resultados recolhidos podemos concluir que praticamente todos os alunos têm contacto permanente com as tecnologias, podemos também observar que essa utilização é feita nos mais diversos contextos e com as mais variadas finalidades.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45676
ISSN: 978-989-704-188-4
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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