Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/44908
Título: “Folgam de comer os comeres feitos ao nosso modo”. Práticas e culturas alimentares entre o Rio Senegal e o Rio Gâmbia (séculos XV e XVI)
Outros títulos: “Folgam de comer os comeres feitos ao nosso modo”: food cultures and practices between Senegal River and Gambia River (XV and XVI century)
Autor: Gomes, João Pedro 
Data: 2015
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Odisseia de Sabores da Lusofonia
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As empreitadas marítimas portuguesas a sul do Cabo Bojador, iniciadas durante os anos 30 do século XV pelo infante D. Henrique e fortemente dinamizadas partir dos anos 40, resultaram num vasto rol de criações literárias que podemos denominar de Literatura de Viagem, cujo objetivo principal era o de enaltecer os mares desbravados (e os marinheiros responsáveis) e as novas terras visitadas. Cronistas, marinheiros e mercadores contribuiriam, assim, para a difusão de textos cronísticos e relações nos quais imprimiam as suas visões da população africana, do seu continente, hábitos e costumes, fazendo circular estas produções por todo o espaço europeu e incitando a curiosidade do velho continente, ávido de novas descobertas, novas plantas, novas culturas. Estes relatos, focados na observação/ caracterização deste Outro longínquo e exótico e na transmissão da informação a todos os não observadores diretos, detinham-se na descrição de hábitos e costumes, que tinha por ponto de partida o referente europeu de sociedade, cultura e civilidade. A leitura desses textos permite, assim, identificar, elencar e perceber hábitos e culturas alimentares associados tanto ao observado (o africano) como ao observador (o europeu), a relação estabelecidas entre as duas partes, bem como as transferências culturais operadas, neste caso específico, no espaço geográfico compreendido entre o Rio Senegal, o Rio Gâmbia e o arquipélago de Cabo Verde.
Descrição: UID/ELT/00196/2013, financiado pela FCT
URI: https://hdl.handle.net/10316/44908
DOI: 10.14195/978-989-26-1086-3_3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CECH - Capítulos (ou partes) de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Folgam_de_comer_os_comeres_feitos_ao_nos (1).pdf6.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Citações WEB OF SCIENCETM
50

1
Visto em 2/mar/2024

Visualizações de página 50

639
Visto em 9/abr/2024

Downloads 50

529
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.