Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/44898
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Autran, Marynice de Medeiros Matos | - |
dc.contributor.author | Borges, Maria Manuel | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T15:46:28Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T15:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 21773688 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/44898 | - |
dc.description.abstract | Competências digitais se referem aos aspectos associados às formas de aprendizagem, uso, criação, avaliação e comunicação utilizando as tecnologias digitais. Esta comunicação se propõe a analisar as competências digitais dos docentes/pesquisadores dos Programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação no período 2008-2012. Diante desta proposição levantaram-se as seguintes questões: As Tecnologias de Informação e Comunicação afetam os docentes/pesquisadores, membros do ecossistema dos PPGCIs, em relação aos modos de produção, interação e comunicação da ciência? O quão esses pesquisadores estão conscientes das oportunidades e desafios colocados pelo ambiente digital? Quais as implicações para sua praxis acadêmica? Para responder a esses questionamentos, perseguiu-se os seguintes objetivos: entender como a migração do mundo impresso para o ambiente eletrônico afetou as motivações, atitudes e comportamentos dos pesquisadores dos PPGCIs; coletar evidências sobre as práticas atuais de produção, partilha e comunicação da ciência; verificar as atitudes em relação à utilização dos aplicativos disponíveis na Web. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, utilizando a vertente quantitativa para o tratamento estatístico dos dados. Como fonte de evidência aplicou-se um questionário on-line, o qual possibilitou a coleta dos dados necessários para se alcançar os objetivos propostos e se responder às questões da investigação. O corpus de análise constituiu-se de 217 docentes/pesquisadores, efetivos e colaboradores, que se encontravam em pleno exercício nos PPGCIs até o dia 31 de dezembro de 2012. Conclui-se que, apesar de a minoria não utilizar as facilidades oferecidas pelas TICs, a grande maioria absorveu o paradigma da socialização digital, o que vem confirmar a hipótese de que a comunidade acadêmica dos PPGCIs incorporou a cultura das tecnologias digitais utilizando os pilares da Web: participação, colaboração e compartilhamento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | PPGCI-UFBA | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.title | Competências digitais: comportamentos, perceções e atitudes dos docentes/pesquisadores dos PPGCIs: 2008-2012 | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 2761 | por |
degois.publication.lastPage | 2781 | por |
degois.publication.location | Salvador da Baía, Brasil | por |
degois.publication.title | VII ENANCIC: Descobrimentos da Ciência da Informação: Desafios da multi, inter e transdisciplinaridade (MIT) | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairetype | article | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-7755-6168 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4106-12133-1-PB.pdf | 441.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
333
checked on Mar 26, 2024
Download(s)
121
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License