Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44898
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dc.contributor.authorAutran, Marynice de Medeiros Matos-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.date.accessioned2017-12-12T15:46:28Z-
dc.date.available2017-12-12T15:46:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn21773688-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44898-
dc.description.abstractCompetências digitais se referem aos aspectos associados às formas de aprendizagem, uso, criação, avaliação e comunicação utilizando as tecnologias digitais. Esta comunicação se propõe a analisar as competências digitais dos docentes/pesquisadores dos Programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação no período 2008-2012. Diante desta proposição levantaram-se as seguintes questões: As Tecnologias de Informação e Comunicação afetam os docentes/pesquisadores, membros do ecossistema dos PPGCIs, em relação aos modos de produção, interação e comunicação da ciência? O quão esses pesquisadores estão conscientes das oportunidades e desafios colocados pelo ambiente digital? Quais as implicações para sua praxis acadêmica? Para responder a esses questionamentos, perseguiu-se os seguintes objetivos: entender como a migração do mundo impresso para o ambiente eletrônico afetou as motivações, atitudes e comportamentos dos pesquisadores dos PPGCIs; coletar evidências sobre as práticas atuais de produção, partilha e comunicação da ciência; verificar as atitudes em relação à utilização dos aplicativos disponíveis na Web. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, utilizando a vertente quantitativa para o tratamento estatístico dos dados. Como fonte de evidência aplicou-se um questionário on-line, o qual possibilitou a coleta dos dados necessários para se alcançar os objetivos propostos e se responder às questões da investigação. O corpus de análise constituiu-se de 217 docentes/pesquisadores, efetivos e colaboradores, que se encontravam em pleno exercício nos PPGCIs até o dia 31 de dezembro de 2012. Conclui-se que, apesar de a minoria não utilizar as facilidades oferecidas pelas TICs, a grande maioria absorveu o paradigma da socialização digital, o que vem confirmar a hipótese de que a comunidade acadêmica dos PPGCIs incorporou a cultura das tecnologias digitais utilizando os pilares da Web: participação, colaboração e compartilhamento.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPPGCI-UFBApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.titleCompetências digitais: comportamentos, perceções e atitudes dos docentes/pesquisadores dos PPGCIs: 2008-2012por
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage2761por
degois.publication.lastPage2781por
degois.publication.locationSalvador da Baía, Brasilpor
degois.publication.titleVII ENANCIC: Descobrimentos da Ciência da Informação: Desafios da multi, inter e transdisciplinaridade (MIT)por
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
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