Title: Fora de jogo: compreensão histórica e jogos digitais
Authors: Penicheiro, Filipe 
Keywords: Videojogos;Comunicação histórica;Simulações históricas;Educação histórica;Jogos digitais;Portugal 1111 - A conquista de Soure
Issue Date: Feb-2014
Abstract: Equacionar a exploração de experiências de jogo de jogos digitais baseados em simulações, para promover a compreensão e análise da complexidade dos processos históricos pode apresentar-se como uma proposta em claro “fora de jogo”. Afinal a história é uma área onde a criteriosa análise de evidências, corroboração e contextualização, é fator indispensável para a produção de conhecimento e, por outro lado, os jogos digitais são um produto de entretenimento, parte da cultura popular, onde a verosimilhança histórica é facilmente preterida a favor da manutenção de um divertimento. O presente artigo pretende contextualizar os desafios colocados à utilização deste meio de comunicação na divulgação e aprendizagem da história, destacando as características ímpares que o tornam incontornável ao abordar a problemática da compreensão de fenómenos complexos no âmbito da história. Apresentar-se-ão resultados de experiências de jogo com o título Portugal 1111-A conquista de Soure e como estas foram potenciadoras do desenvolvimento de uma compreensão histórica onde a problematização, contextualização e corroboração é pedra de toque.
URI: http://hdl.handle.net/10316/44888
ISSN: 2014-503
Other Identifiers: 10.25029/od.2014.42.6
DOI: 10.25029/od.2014.42.6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

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