Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44888
Title: Fora de jogo: compreensão histórica e jogos digitais
Authors: Penicheiro, Filipe 
Keywords: Videojogos; Comunicação histórica; Simulações históricas; Educação histórica; Jogos digitais; Portugal 1111 - A conquista de Soure
Issue Date: Feb-2014
Serial title, monograph or event: Obra digital
Issue: 6
Place of publication or event: Barcelona
Abstract: Equacionar a exploração de experiências de jogo de jogos digitais baseados em simulações, para promover a compreensão e análise da complexidade dos processos históricos pode apresentar-se como uma proposta em claro “fora de jogo”. Afinal a história é uma área onde a criteriosa análise de evidências, corroboração e contextualização, é fator indispensável para a produção de conhecimento e, por outro lado, os jogos digitais são um produto de entretenimento, parte da cultura popular, onde a verosimilhança histórica é facilmente preterida a favor da manutenção de um divertimento. O presente artigo pretende contextualizar os desafios colocados à utilização deste meio de comunicação na divulgação e aprendizagem da história, destacando as características ímpares que o tornam incontornável ao abordar a problemática da compreensão de fenómenos complexos no âmbito da história. Apresentar-se-ão resultados de experiências de jogo com o título Portugal 1111-A conquista de Soure e como estas foram potenciadoras do desenvolvimento de uma compreensão histórica onde a problematização, contextualização e corroboração é pedra de toque.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44888
ISSN: 2014-503
DOI: 10.25029/od.2014.42.6
10.25029/od.2014.42.6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
42-Texto del artículo-146-2-10-20140324 (1).pdf469.13 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

350
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

231
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons