Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44880
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Andreia Martins-
dc.contributor.authorPereira, Marco-
dc.contributor.authorCanavarro, José Portocarrero-
dc.date.accessioned2017-12-11T16:41:30Z-
dc.date.available2017-12-11T16:41:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn21828407-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44880-
dc.description.abstractA saúde e a qualidade de vida são fatores cruciais no desenvolvimento económico, social e pessoal. Os comportamentos e as atitudes relacionados com a saúde (CAS) que integram o estilo de vida da pessoa constituem um conjunto de variáveis que influenciam aqueles primeiros conceitos. As transições normativas do ciclo de vida que comportam mudanças ecológicas estruturais significativas, de que é exemplo a transição para o ensino superior, constituem fator de risco na adopção e manutenção de estilos de vida menos saudáveis. O presente estudo, realizado junto de uma amostra de 546 alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra, teve como objetivos caraterizar o estilo de vida, o estado de saúde (física e psicológica) e a qualidade de vida dos primeiranistas, e estudar as relações entre estas variáveis, bem como a influência de alguns CAS no estado de saúde e na qualidade de vida dos estudantes. Ainda que a prevalência dos CAS tenha sofrido alterações com a transição, a maioria dos estudantes manteve um estilo de vida saudável, excepto ao nível do consumo de álcool e da prática de atividades físicas. Estilos de vida mais saudáveis associaram-se a resultados mais elevados nos indicadores do estado de saúde e da qualidade de vida. Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura e forneceram informações importantes para orientar a planificação de um projeto de intervenção promotor de saúde e de sucesso académico neste contexto específico.-
dc.description.abstractHealth and quality of life are crucial factors for economic, social and personal development. Health-related behaviours and attitudes (HBA) that form part of personal lifestyle are variables that affect those first concepts. Lifetime normative transitions comprising significant ecological structural changes, as the transition to higher education, represent a risk factor in the adoption and maintenance of less healthy lifestyles. A sample of first-year students from University of Coimbra (N = 564) was collected in order to describe students' lifestyle, health condition and quality of life, and to study the relation between these variables, as well as the impact of selected HBA on health status and quality of life. Although the prevalence of HBA changed after university entry, most of the students maintained a high number of positive HBA but exhibited alarming levels of alcohol consumption and physical activity. Healthy lifestyles were associated with high scores in health status and quality of life. The results were consistent with the literature and provided important information for planning an initiative focused on promoting health and academic success in this specific context.-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde-
dc.relationSFRH/BD/47228/2008-
dc.relation.isreplacedbyhdl:10316/87320-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComportamentos e atitudes relacionados com a saúde, ensino superior, estilo de vida, estado de saúde, qualidade de vida, transição-
dc.subjecthealth status, health-related behaviours and attitudes, higher education, lifestyle, quality of life, transition-
dc.titleSaúde e qualidade de vida na transição para o Ensino Superior-
dc.title.alternativeHealth and quality of life in the transition to higher education-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage356-
degois.publication.lastPage379-
degois.publication.issue2-
degois.publication.locationLisboa-
degois.publication.titlePsicologia, Saúde & Doenças-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doi10.15309/14psd150204-
degois.publication.volume15-
dc.date.embargo2014-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0001-6804-5780-
crisitem.author.orcid0000-0002-6086-2329-
crisitem.author.orcid0000-0002-1623-4560-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

451
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

531
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.