Title: The demand for residential mortgage finance in Portugal : theory, methodology and empirical analysis
Authors: Neves, Vítor Manuel Leite 
Orientador: Maclennan, Duncan
Keywords: Desenvolvimento e Política Económica;Economia da habitação;Crédito hipotecário
Issue Date: 22-Apr-2003
Citation: NEVES, Vítor - The demand for residential mortgage finance in Portugal : theory, methodology and empirical analysis. Coimbra, 2002.
Abstract: O objecto desta dissertação é o estudo da procura de crédito bancário para aquisição de habitação em Portugal, tendo em atenção tanto o desejo de como a capacidade para contrair um empréstimo. A dissertação abrange três domínios de investigação: teoria, metodologia e análise empírica. Os objectivos são: aprofundar o nosso conhecimento acerca do modo como as famílias portuguesas financiam o acesso à habitação própria; contribuir para explicar a evolução do mercado do crédito bancário à habitação em Portugal no passado recente, analisando os processos específicos pelos quais os efeitos da liberalização financeira e das mudanças geradas pela integração europeia foram transmitidos a esse mercado; e, tão importante como os anteriores, contribuir para a discussão acerca dos fundamentos metodológicos mais apropriados para a análise das decisões dos agentes individuais e das consequências nem sempre planeadas ou esperadas das acções humanas intencionais. Nesta dissertação apresenta-se um modelo heurístico para a análise dos comportamentos de procura de crédito à habitação pelas famílias, que se pretende consistente com a abordagem metodológica desenvolvida na dissertação e que assenta numa reconsideração do método de análise situacional em termos de sistemas abertos. O estudo empírico envolveu análise descritiva e inferência bem como a utilização de modelos econométricos Probit e Tobit II. Os dados analisados apoiam a tese de que as taxas de juro e a apreciação pelas famílias do grau de acessibilidade ao crédito à habitação serão fundamentais para compreender a procura de crédito bancário à habitação em Portugal. Os efeitos da liberalização financeira e da integração europeia terão sido transmitidos ao mercado do crédito à habitação sobretudo por via da influência da acentuada descida das taxas de juro. As expectativas terão também desempenhado um importante papel. São ainda detectáveis estratégias claramente diferenciadas de financiamento da aquisição da habitação por parte das famílias portuguesas. O acesso através de construção de raiz traduz-se num recurso a crédito bancário consideravelmente menor do que quando a aquisição se faz pela compra, em especial de apartamentos.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Desenvolvimento e Politica Económica) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/445
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.