Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/443
Title: A técnica de seguro da carteira e o problema da volatilidade : um estudo aplicado ao índice PSI-20
Other Titles: The portfolio insurance technique and the volatility problem: a PSI-20 applied study
Authors: Duarte, Elisabete Fernanda Mendes 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Keywords: Mercado financeiro; Índice PSI-20
Issue Date: 10-Mar-2006
Citation: DUARTE, Elisabete Fernanda Mendes - A técnica de seguro da carteira e o problema da volatilidade : um estudo aplicado ao índice PSI-20. Coimbra, 2004.
Abstract: O desenvolvimento da teoria de avaliação das opções possibilitou o aparecimento de técnicas de cobertura de risco que garantem a obtenção de resultados assimétricos, utilizando exclusivamente os produtos dos mercados à vista, ou eventualmente, fazendo uso dos produtos dos mercados de futuros e opções. Essas técnicas de cobertura de risco ficaram conhecidas, na literatura, pelo nome genérico de técnicas de Seguro da Carteira. Neste trabalho abordam-se a OBPI (Options Based Portfolio Insurance) e a CPPI (Constant Proportion Portfolio Insurance), que são apresentadas na primeira parte da tese. O desenvolvimento teórico e prático da técnica levantaram diversas questões que, até hoje, não foram resolvidas como é o caso da volatilidade. Esta afecta os resultados finais obtidos com a gestão de uma carteira segura de duas formas: a primeira resulta do facto dos investidores que utilizam técnicas de gestão dinâmica em mercados voláteis tenderem a obter maiores perdas, dadas as constantes oscilações de mercado; a segunda resulta do facto de uma eventual estimação incorrecta conduzir à obtenção de parâmetros de cobertura errados. A segunda parte do trabalho procura averiguar qual das técnicas estudadas permite garantir os melhores resultados nas diferentes situações de evolução da volatilidade quando esta é perfeitamente antecipada. Retirando ilações da interacção das duas técnicas estudadas é proposta, neste trabalho, uma nova estratégia: o Seguro da Carteira Combinado, a qual permite a obter resultados melhores e mais adaptados à volatilidade e ao sentido de evolução das cotações. Na terceira parte do trabalho, porque é impossível antecipar perfeitamente a volatilidade, é discutido qual o modelo de previsão mais apropriado a um programa de Seguro da Carteira. A aplicação da técnica de Seguro da Carteira Combinado, com volatilidade previsional, confirma os bons resultados anteriormente obtidos.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Desenvolvimento e Política Económica) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/443
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

361
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.